Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Governo alemão alerta para aumento de crimes com motivações políticas

O ministro do Interior da Alemanha, Horst Seehofer, alertou hoje para o aumento de crimes por parte de movimentos de extrema-direita, com motivações racistas ou antissemitas, ameaçando a segurança do país.

Governo alemão alerta para aumento de crimes com motivações políticas
Notícias ao Minuto

12:46 - 09/07/20 por Lusa

Mundo Alemanha

"O número de crimes e o número de pessoas pertencentes a grupos de extrema-direita que estão dispostos a usar a violência aumentaram", disse o ministro, na apresentação do relatório dos serviços de inteligência para 2019.

Como parte da sua política de "tolerância zero" com movimentos de extrema-direita, Seehofer reforçou o efetivo de elementos dos Serviços Secretos do Interior e do Departamento Federal de Polícia Criminal, e tornou mais severas as penas por crimes de ódio na Internet, para além de ter aumentado os controlos para obter licenças de armas.

O ministro indicou ainda que os serviços secretos estão a preparar-se para criar um departamento para monitorizar atividades de funcionários do setor do Estado no interior de grupos de extrema-direita, em colaboração com os serviços de inteligência militar.

De acordo com o relatório hoje apresentado, os crimes com motivações políticas aumentaram 14,2% em 2019, em comparação com o ano anterior, enquanto os relacionados crimes relacionados especificamente com grupos de extrema-direita aumentaram 9,7%.

No entanto, em ambas as categorias houve uma redução no número de crimes violentos que, no caso de atos de grupos de extrema-direita, caíram de 3.366 em 2018 para 2.832 em 2019, diminuindo entre outros o número de ataques contra centros de refugiados.

Entre os atos violentos de origem xenófoba, houve cinco tentativas de homicídio e três mortes no ano passado: o autarca Walter Lubcke, morto pela sua defesa de acolhimento a refugiados; e duas pessoas que morreram em Halle, no ataque fracassado a uma sinagoga.

Thomas Haldenwang, diretor dos serviços de inteligência, que acompanhou Seehofer na conferência de imprensa, destacou o aumento de indivíduos classificados como de extrema-direita (32.080 pessoas em comparação com 24.100 em 2018), dos quais haveria 13.000 potencialmente dispostos a cometer atos violentos.

Haldenwang destacou ainda a ameaça que constituem os elementos que preparam dispositivos caseiros e planeiam ataques, assim como os autores morais desses crimes, que espalham o ódio 'on-line' e no espaço público, enfatizando grupos como o Geração Identitária e vários outros associados ao movimento político radical Alternativa para a Alemanha (AfD).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório