Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Polícia endereça desculpas à mulher do atleta Ricardo dos Santos

Ricardo dos Santos e Bianca Williams foram parados pela polícia e algemados quando chegavam a casa,

Polícia endereça desculpas à mulher do atleta Ricardo dos Santos
Notícias ao Minuto

15:06 - 08/07/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Reino Unido

A Polícia metropolitana britânica endereçou um pedido de desculpas à atleta Bianca Williams, que foi este fim de semana algemada pela polícia, juntamente com o marido, o também atleta Ricardo dos Santos, num incidente que ambos atribuíram a racismo.

Os dois atletas foram interpelados pela polícia quando regressavam a casa em Maida Vale, no sábado.

Segundo o The Telegraph, Cressida Dick, comissária do Met, a maior força policial do Reino Unido, terá informado que um oficial superior, terá pedido desculpa a Williams pela angústia que o incidente lhe tinha causado e disse que a polícia estava a rever as suas práticas de detenção, nomeadamente ao que ao uso de algemas diz respeito. 

"Sempre que vemos um vídeo que é motivo de preocupação para os membros do público, revemo-los e vemos se há alguma lição aprendida", afirmou a comissário, referindo que após a divulgação do vídeo desta detenção, a polícia metropolitana decidiu pedir desculpa aos atletas.

O caso da detenção dos dois atletas foi entregue à Agência Independente para a Conduta Policial (IOPC) depois de se ter registado um "significativo interesse público nesse assunto".

O atleta português preparava-se para ir para casa, quando, devido ao trânsito e a cinco minutos do local, resolveu mudar o trajeto, com a mulher e o filho bebé no carro, num percurso que acabou numa 'perseguição' pela polícia.

No momento em que parou o carro à porta de casa, Ricardo dos Santos e Bianca Williams foram obrigados a sair, num incidente em que o atleta português acusa a polícia de ter tirado os bastões e de o acusar de cheirar a canábis, antes de o algemar. Segundo a sua mulher, esta não seria a primeira vez que incidente semelhante aconteceu com o português.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório