Síria: Rússia e China vetam prolongamento do sistema de ajuda humanitária

A Federação Russa e a China vetaram no Conselho de Segurança da ONU, na terça-feira, o prolongamento por um ano, e através de dois pontos de entrada na Síria, do dispositivo transfronteiriço de ajuda humanitária à população.

Síria

© Reuters

Lusa
08/07/2020 06:34 ‧ 08/07/2020 por Lusa

Mundo

Síria

 

A resolução proposta a votação foi escrita por dois membros não permanentes do Conselho de Segurança, a Alemanha e a Bélgica.

Os outros 13 membros votaram a favor.

Quando o resultado foi divulgado, a Federação Russa propôs ao Conselho de Segurança o seu próprio texto, que prevê uma extensão por seis meses da autorização, mas com apenas um ponto de entrada no território sírio, na fronteira com a Turquia.

O resultado desta nova votação pedida por Moscovo vai ser conhecido na quarta-feira.

A Federação Russa e a China entendem que a autorização dada à ONU para esta ajuda humanitária viola a soberania da Síria e que a ajuda deve passar pelas autoridades sírias.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas