Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Fogos florestais na Ucrânia provocam cinco mortos e nove feridos

Pelo menos cinco pessoas morreram e nove precisaram de ser hospitalizadas devido a um fogo florestal de grandes proporções no leste da Ucrânia, indicaram hoje as autoridades.

Fogos florestais na Ucrânia provocam cinco mortos e nove feridos
Notícias ao Minuto

19:43 - 07/07/20 por Lusa

Mundo Ucrânia

O incêndio foi declarado segunda-feira na região de Lugansk, um território controlado em parte pelos separatistas pró-russos, e propagou-se entretanto a outras zonas, declarou em comunicado o serviço de Estado das Situações de emergência.

Inicialmente localizado, o fogo reforçou-se consideravelmente desde a manhã de terça-feira devido às rajadas de vento e às temperaturas de 38 graus centígrados registadas na povoação de Smolianynové.

Mais de 120 casas foram já destruídas nesta zona situada a cerca de 20 quilómetros da linha da frente, segundo o comunicado.

A presidência ucraniana revelou que cerca de 350 bombeiros e socorristas foram deslocados para o local e precisou que o chefe de Estado, Volodymyr Zelensky, convocou o ministro do Interior e outros responsáveis para uma reunião de urgência.

Na primavera deste ano, fogos florestais sem precedentes devastaram mais de 66.000 hectares na zona de exclusão em torno da central de Tchernobil (norte da Ucrânia), onde em 1986 ocorreu a pior catástrofe nuclear até agora registada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório