Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Cabo Verde elogia escolha de filha da terra para ministra em França

O vice-primeiro-ministro de Cabo Verde, Olavo Correia, elogiou hoje a escolha da cabo-verdiana Elisabeth Moreno para nova ministra da Igualdade de Género no Governo francês, nomeação que disse mostrar que, com empenho, "qualquer um pode chegar onde quiser".

Cabo Verde elogia escolha de filha da terra para ministra em França
Notícias ao Minuto

16:05 - 07/07/20 por Lusa

Mundo Olavo Correia

"A nomeação da doutora Elisabeth Moreno é um exemplo em como saindo de um local pacato deste arquipélago, indo para um país europeu, estudando, batalhando, consegue-se atingir um elevado cargo fora de Cabo Verde", reconheceu Olavo Correia, numa mensagem divulgada esta tarde.

Elisabeth Moreno nasceu no concelho do Tarrafal, a norte da ilha cabo-verdiana de Santiago, em 20 de setembro de 1970. Na companhia dos pais e cinco irmãos mais novos, deixou Cabo Verde em 1977, emigrando para França.

"A principal mensagem que esta nomeação transmite é que, qualquer um pode chegar onde quiser desde que se empenhe, que trabalhe e se prepare para o efeito. Sermos ambiciosos, mas também, trabalharmos em função da nossa ambição para atingirmos com mérito os resultados que esperamos atingir. Não é relevante de onde viemos. O importante é para onde vamos", sublinhou Olavo Correia.

Até esta segunda-feira, quando foi nomeada ministra da Igualdade de Género, Diversidade e Igualdade de Oportunidades, no Governo do primeiro-ministro francês Jean Castex, Elisabeth Moreno era diretora-geral da Hewlett-Packard (HP) para o continente africano.

A nova ministra já desempenhou funções de direção em grandes empresas tecnológicas, como a France Telecom, Lenovo e Dell.

Apesar de ter emigrado para França com apenas 6 anos, Elisabeth Moreno, que se formou em Direito naquele país europeu, não deixou de marcar presença em iniciativas de promoção internacional de Cabo Verde.

Olavo Correia recordou na mesma mensagem que Elisabeth Moreno, enquanto diretora executiva da Lenovo França, participou em 2018, em Paris, na Conferência Internacional de Cabo Verde.

A nomeação de Elisabeth Moreno para o Governo francês já foi saudada igualmente pelo primeiro-ministro de Cabo Verde.

"Desejamos-lhe sucessos na nova missão com elevado reconhecimento de excelência e mérito", afirmou Ulisses Correia e Silva.

Também o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, elogiou a nomeação da cabo-verdiana para o cargo de ministra em França: "As minhas felicitações e votos de sucesso à senhora Elisabete Moreno, também nossa conterrânea, no exercício de funções de ministra da República Francesa".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório