Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Partido do Governo no Japão pede cancelamento de visita de Xi Jinping

O partido do primeiro-ministro japonês apelou ao Governo que cancele uma visita ao Japão do Presidente chinês, Xi Jinping, na sequência da entrada em vigor de uma nova lei de segurança nacional para Hong Kong.

Partido do Governo no Japão pede cancelamento de visita de Xi Jinping
Notícias ao Minuto

13:14 - 07/07/20 por Lusa

Mundo Hong Kong

"Não temos outra opção além de instar [o Governo] a cancelar a visita de Estado do Presidente Xi", disse o responsável diplomático do Partido Liberal Democrata, Yasuhide Nakayama, aos jornalistas.

O pedido surge numa resolução aprovada pelo partido, na qual se condena a aplicação da lei de segurança nacional para a região semi-autónomia de Hong Kong.

Promulgada em 30 de junho pelo Presidente chinês Xi Jinping, a nova lei permite punir quatro tipos de crimes contra a segurança do Estado: atividades subversivas, secessão, terrorismo e conluio com forças estrangeiras que ponham em risco a segurança nacional em Hong Kong.

Os críticos veem-na como o maior passo de Pequim para apagar a proteção que a antiga colónia britânica tinha relativamente ao autoritário regime comunista da China.

O principal porta-voz do Governo japonês, Yoshihide Suga, disse que este momento não é apropriado para acertar pormenores da visita de Xi e que nada está ainda decidido.

Suga acrescentou que a posição de Tóquio é que o Japão e a China devem resolver os assuntos mais importantes em reuniões de alto nível, incluindo entre os seus líderes.

A China já criticou o Japão pelas suas manifestações de pesar pela abordagem chinesa de Hong Kong.

A visita de Xi ao Japão, inicialmente prevista para a primavera, teve de ser adiada devido à pandemia de covid-19.

Pequim e Tóquio têm disputas diplomáticas antigas sobre a história de guerra, a propriedade de umas ilhas e depósitos submarinos no Mar da China Oriental.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório