Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Direitos Humanos: Kremlin promete responder às sanções britânicas

A Rússia responderá às sanções "hostis" anunciadas por Londres contra 49 pessoas e organizações, 25 das quais russas, no quadro de um novo mecanismo para punir as violações dos direitos humanos, indicou hoje o Kremlin.

Direitos Humanos: Kremlin promete responder às sanções britânicas
Notícias ao Minuto

11:34 - 07/07/20 por Lusa

Mundo Rússia

>   "Só podemos lamentar estas medidas hostis", declarou à imprensa o porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov. "Obviamente, o princípio da reciprocidade será aplicado", adiantou.

A lista negra divulgada na segunda-feira pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico inclui 25 cidadãos russos acusados de envolvimento na morte em detenção em 2009 de Serguei Magnitski, jurista da empresa de fundos de investimento Hermitage Capital.

Entre eles encontra-se Alexandre Bastrykine, presidente do poderoso Comité de Investigação, encarregado dos principais casos criminais.

A embaixada russa em Londres denunciou as sanções, considerando que visam "pressionar Estados soberanos" e argumentando que os investigadores e os juízes russos trabalham "de forma independente do poder executivo".

As relações entre Londres e Moscovo degradaram-se nos últimos anos, nomeadamente devido a posições opostas em relação aos conflitos na Síria e na Ucrânia.

Além disso, o Reino Unido acusa a Rússia de ter envenenado em Inglaterra, em 2018, o ex-agente russo Serguei Skripal e a sua filha, o que é rejeitado por Moscovo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório