Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Novo Presidente do Maláui pede sacrifícios " para levantar o país"

O novo Presidente do Maláui, Lazarus Chakwera, pediu hoje sacrifícios aos cidadãos para conseguir "levantar o país", falando durante a cerimónia de investidura, que foi reduzida por causa da pandemia de covid-19.

Novo Presidente do Maláui pede sacrifícios " para levantar o país"
Notícias ao Minuto

13:57 - 06/07/20 por Lusa

Mundo Malaui

Líder da oposição, Chakwera, um antigo pastor evangélico de 65 anos, ganhou as eleições de 23 de junho com 58,57% dos votos, à frente do chefe de Estado cessante Peter Mutharika, que estava no poder desde 2014.

As eleições foram repetidas este ano depois de ter sido comprovada fraude generalizada no escrutínio de 2019, que reelegeu Mutharika, mas acabaria por ser anulado.

Ao longo da campanha, o agora novo chefe de Estado denunciou a falência económica e a corrupção do governo do antecessor.

"Devemos ter a coragem de enfrentar a dura realidade se quisermos um dia desfrutar da plenitude da nossa nação", disse, durante a breve cerimónia de tomada de posse num quartel da capital, Lilongwe.

"Somos todos parte dos problemas do Maláui, todos temos de ser parte da solução", acrescentou.

Chakwera comprometeu-se a divulgar anualmente a sua declaração de bens e a prestar contas ao parlamento.

"Antes de começarmos a reconstrução, devemos limpar as ruínas da corrupção, preguiça, dependência dos nossos doadores, impunidade, falta de profissionalismo ou incompetência", disse o novo chefe de Estado, que falava para apenas 50 convidados.

Inicialmente marcada para um estádio de Lilongwe para coincidir com o 56.º aniversário da independência do país, a cerimónia de investidura foi simplificada devido ao progresso da pandemia de covid-19.

De acordo com os mais recentes dados oficiais, o Maláui soma 1.742 casos de covid-19 no país, incluindo 19 mortes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório