Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Forças iraquianas lançam campanha contra células do Estado Islâmico

As forças de segurança iraquianas lançaram hoje uma campanha juntamente com milícias pró-iranianas "Multitude Popular" contra células do grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI) na província de Bagdade, uma semana depois de deter vários milicianos do movimento Kata'ib Hezbollah.

Forças iraquianas lançam campanha contra células do Estado Islâmico
Notícias ao Minuto

22:09 - 03/07/20 por Lusa

Mundo Iraque

A operação foi lançada em algumas das zonas mais perigosas no norte da província, sob supervisão do primeiro-ministro iraquiano, Mustafa al Kazemi, denominada "Cinturão de Bagdade", tendo sido detidas duas pessoas, indicaram os Serviços de Informação e Segurança.

Nesta operação, em que participaram elementos da Brigada 313, do clérigo Muqtada al Sadr, e duas fações pró-iranianas (as brigadas 42 e 43 de Asaib Ahl al Haq e a brigada 12 do movimento Al Nujaba), foram tomadas instalações utilizadas pelo EI, para apoiar e formar 'jihadistas', assim como material e seis espingardas AK47.

Esta operação, com informações obtidas no centro do Iraque, levou terroristas a refugiarem-se na capital iraquiana, Bagdade, segundo uma fonte citada pela agência Efe.

Esta operação ocorreu uma semana depois de terem sido detidos, a sul de Bagdade, 14 elementos do Kata'ib Hezbollah, grupo financiado pelo Irão e considerado uma organização terrorista pelos Estados Unidos.

Os detidos eram suspeitos de ataques com projéteis contra a Zona Verde de Bagdade, onde se encontra a maioria das embaixadas e o aeroporto internacional, mas saíram sem qualquer acusação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório