Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Irão informou ter deflagrado incêndio em central nuclear

A Agência Internacional de Energia Atómica anunciou hoje ter sido informada pelo Irão de um incêndio que deflagrou na quinta-feira na fábrica de enriquecimento de urânio em Natanz.

Irão informou ter deflagrado incêndio em central nuclear
Notícias ao Minuto

19:11 - 03/07/20 por Lusa

Mundo Irão

Do incidente, na unidade localizada no centro do país, não resultaram feridos ou contaminação radioativa.

Em comunicado, a agência afirma que o incêndio, cujas causas são desconhecidas, segundo as autoridades iranianas, "foi rapidamente extinto".

A central de Natanz está sob constante verificação por inspetores da agência, quer através do acordo de salvaguardas (controlos), quer através de controlos no âmbito do "plano de ação conjunta" (JCPOA, na sigla em inglês), o principal pacto nuclear firmado em 2015 pelo Irão e seis grandes potências.

O tratado, que corre o risco de ser rompido, limita as atividades e o programa nuclear do Irão, incluindo a instalação de Natanz, para assegurar que a República Islâmica não possa ter acesso a armas nucleares a curto prazo.

Os Estados Unidos deixaram o JCPOA em 2018 para impor novas sanções contra o Irão, enquanto a República Islâmica tem violado algumas partes do pacto desde o ano passado.

Segundo a Agência Internacional de Energia Atómica, sediada em Viena, Áustria, durante o incidente desta semana não houve nenhum inspetor desta agência em Natanz, uma vez que no local onde ocorreu o incêndio não existe material nuclear.

A Agência de Energia Atómica do Irão tinha relatado na quinta-feira um "incidente" num estaleiro de construção em Natanz, central onde o urânio é enriquecido para produzir combustível nuclear.

O urânio enriquecido tem também aplicações militares, dependendo da sua pureza.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório