Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Moçambique orienta serviços de educação a integrar alunos deslocados

O Governo moçambicano deu orientações aos serviços de educação para assegurar a integração dos alunos que fugiram do conflito armado na província de Cabo Delgado, norte do país, nas escolas das zonas de acolhimento, disse hoje fonte oficial.

Moçambique orienta serviços de educação a integrar alunos deslocados
Notícias ao Minuto

18:58 - 03/07/20 por Lusa

Mundo Moçambique/Ataques

"O direito à educação dos alunos que fugiram do conflito em Cabo Delgado não estará prejudicado, porque as direções provinciais e os serviços distritais da educação foram orientados no sentido de acolherem e integrarem os alunos", disse à Lusa a porta-voz do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (Mined).

Gina Guibunda avançou que os alunos em causa devem ser inseridos nas escolas das zonas de refúgio durante o processo de retoma faseada do ensino.

O reinício faz parte do alívio das restrições impostas pelo estado de emergência para prevenção da covid-19.

"Já antes dos alunos deslocados pela violência armada, tínhamos a experiência da integração dos alunos obrigados a abandonar as suas zonas devido às calamidades naturais", acrescentou Gina Guibunda.

A responsável do Mined não deu números sobre os alunos obrigados a fugir da violência em Cabo Delgado, mas as Nações Unidas estimam que os ataques armados na província provocaram uma crise humanitária que afeta 211.000 pessoas.

A violência causou a morte de, pelo menos, 700 pessoas.

Cabo Delgado, província onde avança o maior investimento privado de África para exploração de gás natural, está sob ataque desde outubro de 2017 por insurgentes, classificados desde o início do ano pelas autoridades moçambicanas e internacionais como uma ameaça terrorista.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório