Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Moscovo aplaude "união" entre Fatah e Hamas contra projeto israelita

A Rússia saudou hoje o compromisso com a "união" feito na véspera pelos movimentos rivais palestinianos da Fatah e do Hamas contra o projeto israelita de anexar partes da Cisjordânia ocupada.

Moscovo aplaude "união" entre Fatah e Hamas contra projeto israelita
Notícias ao Minuto

13:28 - 03/07/20 por Lusa

Mundo Cisjordânia

"Vimos com satisfação a conferência de imprensa conjunta de ontem (quinta-feira) entre representantes da Fatah e do Hamas, durante a qual foi anunciada a vontade de defender em conjunto os interesses do governo palestiniano", comentou o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, num encontro com um alto responsável líbio em Moscovo.

Segundo Lavrov, o "restabelecimento da unidade palestiniana" é "uma das questões-chave" para resolver o conflito israelo-palestiniano.

O ministro russo apelou igualmente à comunidade internacional para trabalhar a favor do "restabelecimento das negociações diretas entre israelitas e palestinianos sob a égide" do Quarteto para o Médio Oriente (Rússia, Estados Unidos, União Europeia e Nações Unidas) e com a "participação ativa" dos países árabes.

Numa rara conferência de imprensa conjunta a secular Fatah e o islâmico Hamas, no poder respetivamente na Cisjordânia e na Faixa de Gaza, asseguraram querer abrir "uma nova página" a favor da "unidade nacional".

A aproximação ocorre depois de Israel anunciar que pretende anexar colonatos e o vale do Jordão na Cisjordânia, um território palestiniano que o Estado hebreu ocupa desde 1967.

A Rússia, próxima quer de Israel quer do campo palestiniano, declarou-se várias vezes pronta para acolher discussões diretas entre as duas partes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório