Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Explosão em fábrica turca provoca dois mortos e mais de 70 feridos

Pelo menos duas pessoas morreram hoje e mais de 70 ficaram feridas na sequência de uma forte explosão numa fábrica de fogo de artifício na Turquia, avançaram as autoridades locais.

Notícias ao Minuto

12:30 - 03/07/20 por Lusa com Notícias ao Minuto

Mundo Hendek

A explosão, descrita como "acidente industrial" pelas equipas de resgate, aconteceu no final da manhã em Hendek, na província de Sakarya, no noroeste da Turquia. "Temos dois mortes e 73 feridos", avançou o ministro da Saúde da Turquia, Fahrettin Koca.

O vice-presidente do partido AKP, no Governo, Ali Ihsan Yavuz, adiantou, entretanto, que estavam entre 100 e 150 trabalhadores na fábrica, situada numa zona residencial.

"Não sabemos quantas [pessoas] estavam dentro do edifício e quantas estavam nos arredores, mas [a situação] não parece boa", alertou Yavuz, explicando que não é possível ainda ter informações concretas sobre o número total de mortos e feridos, até porque as explosões continuam a acontecer.

Segundo a estação local de televisão HaberTurk, as autoridades bloquearam as estradas que levam à fábrica, mas há muitas famílias a tentaram chegar ao local para terem notícias.

A explosão foi tão poderosa que foi ouvida a 30 quilómetros de distância, segundo garantiram moradores da área à agência de notícias espanhola Efe.

"Temos ouvido sirenes de ambulâncias e bombeiros a dirigirem-se para lá", disse Nadire Elmas, que mora a 30 km de distância, acrescentando que o som foi tão forte que pensou tratar-se de um terramoto.

Uma testemunha disse à rádio CNNTürk que viu os vidros explodirem e adiantou que, normalmente, trabalham na fábrica cerca de 250 pessoas, admitindo que não tem certeza de quantos funcionários podiam estar hoje nas instalações, já que o número foi reduzido devido à pandemia da covid-19.

O presidente do município de Adapazari, capital da província, Ekrem Yüce, avançou, entretanto, já ter pedido a intervenção de meios aéreos para apagar o incêndio causado pela explosão.

"As explosões continuam [a acontecer]. Não posso fornecer um número exato de mortos e feridos. Quando o fogo for extinto, teremos informações mais claras", disse.

De acordo com a imprensa local, os hospitais da região estão a preparar-se para receber um grande número de feridos. Segundo a CNNTürk, o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, enviou três ministros para o local da explosão.

O acidente provocou um cogumelo de fumo branco com centenas de metros e o som da explosão foi tão alto que pessoas que moram a 50 quilómetros de distância dizem ter ouvido e pensado tratar-se de um terramoto.

A resposta dos bombeiros e equipas está a ser dificultada porque continuam a registar-se explosões, acrescentou o governador.

A fábrica já viveu outras duas explosões, em 2009 e em 2014, que provocaram dois mortos e 40 feridos, referiu a imprensa local.

[Notícia atualizada às 13h22]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório