Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Feriado de 4 de Julho nos EUA vai ter o maior fogo-de-artifício de sempre

A celebração do feriado nacional dos EUA, em 4 de Julho, no Parque Nacional (National Mal), em Washington, pretendida pelo presidente norte-americano, Donald Trump, vai ter um dos maiores fogos-de-artifício alguma vez realizado no país.

Feriado de 4 de Julho nos EUA vai ter o maior fogo-de-artifício de sempre
Notícias ao Minuto

21:48 - 02/07/20 por Lusa

Mundo Donald Trump

Na ocasião, vão ser distribuídas cerca de 300 mil máscaras a quem quiser, mas apesar das preocupações com a saúde pública expressas pela 'mayor' (presidente da autarquia) da cidade, ninguém vai ser obrigado a usá-las.

Trump não fez qualquer menção às mascaras ou sequer à pandemia na mensagem que divulgou na rede social Twitter sobre os seus planos para o Dia da Independência.

Agradeceu às empresas que apoiaram a iniciativas e prometeu: "Este vai ser, sem dúvida, um acontecimento especial".

O secretário do Interior, David Bernhardt, realçou os eventos comemorativos do 4 de Julho, focados na área militar pelo segundo ano consecutivo, na capital federal, incluindo a organização pelo Departamento da Defesa de um "espetáculo aéreo único".

Em comunicado, Bernhardt afirmou: "A Saudação à América 2020 do Presidente Trump vai ser um tributo patriótico aos nossos homens e às nossas mulheres em uniforme".

Ao longo de quase dois quilómetros estão espalhados cerca de 10 mil dispositivos de fogo, que são "o maior na memória recente".

O 04 de Julho ocorre quando os cidadãos dos EUA estão a lidar com casos crescentes de infeções do novo coronavírus e discussões sobre o uso das máscaras no espaço público.

Trump tem sido criticado por pressionar a realização de grandes campanhas e outras reuniões públicas, como as comemorações no feriado de 04 de Julho, apesar do risco crescente de infeção.

Entre os profundamente preocupados em Washington, a 'mayor' Muriel Bowser, que não tem a possibilidade de impedir estas festividades, uma vez que ocorrem em terreno federal, preveniu o Governo federal para os perigos evidentes de tamanho ajuntamento de pessoas.

Bowser já afirmou que os planos do Departamento do Interior para o 04 de Julho não são consistentes com as orientações estabelecidas para a saúde pública.

"Sabemos que este é um evento especial para o Departamento do Interior. Já lhe comunicámos que não pensamos que siga as orientações do Departamento da Saúde e do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças. Mas este evento vai decorrer inteiramente em propriedade federal", afirmou Bowser.

A mayor pediu aos residentes no Distrito de Columbia que evitem aglomerações e celebrem o 4 de Julho na sua casa ou nas imediações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório