Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Rússia nega fornecimento de armas aos Talibã

O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo afirmou hoje que Moscovo nunca forneceu armas aos Talibã no Afeganistão, ao contrário das alegações dos Estados Unidos.

Rússia nega fornecimento de armas aos Talibã
Notícias ao Minuto

16:06 - 02/07/20 por Lusa

Mundo EUA/Rússia

A porta-voz do ministério, Maria Zakharova, rejeitou as acusações feitas pelo secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, que afirmou quarta-feira que tem levantado repetidamente a questão nas conversações que tem mantido com os russos.

"A Rússia apenas forneceu armas ao governo legítimo do Afeganistão, o que é bem conhecido", afirmou Zakharova.

Quarta-feira, Pompeo afirmou que o governo russo tem estado a vender as pequenas armas que têm colocado em risco a vida de norte-americanos nos últimos dez anos.

"Quando me reúno com o meu homólogo russo, digo sempre para pararem" com a venda de armas aos Talibã no Afeganistão, sublinhou Pompeo.

A Rússia, que tem sido um dos países mais críticos às operações militares no Afeganistão, lideradas por Washington, recebeu de braços abertos a proposta de acordo de paz apresentada em fevereiro e que envolve os Estados Unidos e os Talibã, destinada a pôr cobro à prolongada guerra.

Por outro lado, hoje, Zakharova não comentou as notícias de que Moscovo estava a oferecer recompensas a quem matar soldados norte-americanos no Afeganistão, apesar de várias autoridades russas já as terem considerado "falsas".

No início da semana, Zamir Kabulov, um alto diplomata que é o representante no Afeganistão do Presidente da Rússia, Vladimir Putin, descreveu as alegações como um reflexo da luta política interna nos Estados Unidos e que podem ter sido lançadas por "forças que não querem deixar o Afeganistão e que estão desejosas de justificar o falhanço" da intervenção militar norte-americana neste país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório