Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

AO MINUTO: "Boa solução" para a TAP. PSP com 194 casos, 25 a recuperar

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: "Boa solução" para a TAP. PSP com 194 casos, 25 a recuperar
Notícias ao Minuto

15:26 - 02/07/20 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

Segundo os dados mais recentes da Direção-Geral de Saúde, Portugal registou, esta quinta-feira, mais oito mortes e 328 novos casos de infeção nas últimas 24 horas. Há no total 1.587 vítimas mortais e 42.782 casos no país.

Dos novos casos reportados, 273 concentram-se na região de Lisboa e Vale do Tejo, ou seja, cerca de 83%.

A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 517.416 pessoas e infetou mais de 10,7 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.

Siga no mapa a evolução da pandemia em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

00h - Boa noite, este registo fica por aqui, mas pode continuar a acompanhar-nos pela manhã.

23h52 - O representante da República para a Madeira, Ireneu Barreto, pediu hoje ao ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, que defenda a região autónoma como "destino seguro", em termos de Covid-19, junto das autoridades do Reino Unido.

23h46 - A concessão de um apoio do Estado à TAP tem estado em discussão desde que a atividade da companhia aérea ficou paralisada, por causa da pandemia, tendo sido acordado uma injeção de até 1.200 milhões de euros. Hoje, o Governo anunciou que chegou a acordo com os acionistas privados da TAP, passando a deter 72,5% do capital da companhia aérea, por 55 milhões de euros, depois de já ter aprovado em Conselho de Ministros uma resolução que reconhece o interesse público subjacente à operação de auxílio à companhia.

23h39 - Os responsáveis da fábrica de conservas de Vila do Conde onde surgiu um foco de Covid-19, garantiram hoje ter "a situação sob controlo". Além dos sete funcionários da Gencoal infetados, há mais oito pessoas, externas à empresa, mas com ligação aos trabalhadores, que também testaram positivo à Covid-19,  quatro são crianças de um infantário da cidade vizinha da Póvoa de Varzim, frequentado por um filho de uma funcionária da empresa, que também testou positivo.

23h34 - O governador do Texas, Greg Abbott, ordenou hoje o uso de máscara de proteção em espaços públicos na maioria do estado norte-americano, uma medida para controlar a escalada de casos e hospitalizações devido à pandemia de Covid-19.

23h24 - As autoridades de saúde brasileiras revelaram, esta quinta-feira, que nas últimas 24 horas morreram mais 1.252 pessoas e há 48.105 novos infetados. No total, o país regista 61.884 óbitos devido à Covid-19 e 1.496.858 casos desde que a pandemia foi detetada no país.

23h13 - O Reino Unido registou mais 89 mortes e 576 casos nas últimas 24 horas. No total o país já tem 43.995 óbitos e 283.757 infetados.

22h51 - Os responsáveis da fábrica de conservas de Vila do Conde onde surgiu um foco de covid-19, que já infetou sete funcionários, garantiram hoje ter "a situação sob controlo".

22h49 - Uma celebração para comemorar o '4 de Julho' levou centenas de pessoas a concentrarem-se na embaixada americana, em Lisboa, ao final da tarde desta quinta-feira. A festa que assinala o Dia da Independência dos Estados Unidos decorre apesar das indicações das autoridades portuguesas, que proíbem grandes ajuntamentos como forma de evitar a propagação da Covid-19.

22h45 - A pandemia do novo coronavírus já matou 517.416 pessoas e infetou 10,7 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 19:00 TMG de hoje, baseado em dados oficiais.

22h26 - Cento e noventa e quatro polícias foram infetados com covid-19, 169 dos quais já regressaram ao serviço e 25 estão em recuperação, revelou hoje o diretor nacional da Polícia de Segurança Pública.

22h16 - "Acordo foi atingido" para a TAP. O anúncio foi feito pelo ministro das Finanças. "É uma boa solução", diz Pedro Nuno Santos. "De forma a evitar o colapso da empresa, o Governo optou por chegar a um acordo com os acionistas privados para comprar parte da sua posição por 55 milhões de euros. O Estado passa assim a ficar com 72,5% do capital da TAP".

21h35 - A pandemia do novo coronavírus está também a ameaçar a paz e a segurança no mundo, advertiu hoje o secretário-geral da ONU, António Guterres, num debate no Conselho de Segurança.

20h46 - A Covid-19 deixou as pessoas com deficiência em condições de desigualdade no acesso à educação, sem terapias e apoios sociais, e também aos seus cuidadores, revela um inquérito do Observatório da Deficiência e Direitos Humanos (ODDH).

20h32 - O Conselho de Ministros aprovou hoje uma reavaliação temporárias dos escalões de abono de família para responder a "quebras abruptas de rendimentos" das famílias, revendo ainda os valores de acesso ao Rendimento Social de Inserção.

20h32 - Um caso suspeito de covid-19 foi hoje identificado no Aeroporto da Madeira, no contexto da operação de rastreio de viajantes, que teve início na quarta-feira, indicou o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

20h26 - O Conselho de Ministros aprovou hoje as medidas excecionais devido à pandemia para o próximo ano letivo, entre as quais "o aumento das tutorias e o reforço do crédito horário".

20h22 - Ministério da Administração Interna faz agradecimento à PSP pela "forma exemplar como têm atuado para defender a saúde e a segurança dos portugueses" durante a cerimónia do 153.º aniversário da força.

20h14 - Angola anunciou hoje 24 novos casos de infeção por Covid-19 e duas mortes, totalizando agora 315 infetados no país, dos quais 17 óbitos, anunciou hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

19h47 - França contabilizou nas últimas 24 horas 14 mortes e 659 infetados associados à Covid-19. O total de óbitos desde o início da pandemia sobe assim para 29.875 e o número de casos para 166.378, segundo indicaram hoje as autoridades sanitárias francesas em comunicado.

19h42 - O Bloco de Esquerda vai manter a abstenção na votação final global do Orçamento Suplementar, considerando "tanto os avanços alcançados como as votações convergentes de PS e PSD que impediram alterações mais substanciais na especialidade", avançou à Lusa fonte oficial do partido.

19h35 - O PEV vai votar contra o Orçamento Suplementar em votação final global depois de se ter abstido na generalidade, anunciou hoje o partido, justificando que a versão final do documento não reflete o que tem "vindo a reivindicar".

19h27 - O número de infetados com Covid-19, na sequência do foco numa fábrica de conservas em Vila do Conde, distrito do Porto, subiu de 12 para 15 pessoas, informou hoje a presidente da câmara municipal local.

19h11 - Quase 40% das empresas de restauração e bebidas e 18% do alojamento turístico tencionam avançar para insolvência, de acordo com o inquérito mensal da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) hoje divulgado.

18h58 - O PSD vai manter a abstenção na sexta-feira na votação final global do Orçamento Suplementar, tal como fez na generalidade, o que significa a viabilização do documento. "Não vemos razões, pela forma como decorreu a discussão na especialidade, para o PSD mudar o sentido de voto de abstenção", disse à Lusa o presidente social-democrata Rui Rio.

18h53 - A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) alertou hoje que as quarentenas nos países africanos e do Médio Oriente ameaçam o transporte aéreo, com eventuais prejuízos e falências de companhias aéreas.

18h47 - A presidente da Câmara Municipal da Amadora fez hoje um balanço positivo das ações de combate à Covid-19 no concelho e destacou a intensificação das ações de fiscalização ao cumprimento das medidas decretadas pelo Governo.

18h39 - O novo coronavírus está a mudar, mas não perdeu potência, não se transmite menos nem a doença que provoca está menos grave, afirmou hoje a principal responsável técnica da Organização Mundial de Saúde no combate à pandemia da Covid-19.

18h19 - No final de quase nove horas de reunião do Conselho de Ministros no Palácio da Ajuda, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, deu conta de que "existe neste momento um acordo de princípio com os privados para viabilizar intervenção na TAP", disse a ministra de Estado e da Presidência Mariana Vieira da Silva. “Se se frustrar o compromisso, o Conselho de Ministros reunirá imediatamente para aprovar o diploma da nacionalização da TAP", anunciou.

18h13 - O presidente executivo do Santander Totta, Pedro Castro Almeida, considera que se a crise desencadeada pela pandemia de Covid-19 continuar, a crise económica poderá ser pior do que a última, de 2012.

18h08 - Cerca de 60 idosos infetados com covid-19 vão ser transferidos do lar de Reguengos de Monsaraz (Évora) para um pavilhão, que está a ser preparado para os acolher, no parque de feiras da cidade, revelou hoje a câmara.

17h47 - O presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) disse hoje estar "bastante preocupado" sobre a possibilidade de o turismo de Portugal perder quase 12,4 mil milhões de euros face ao impacto causado pela pandemia de Covid-19.

17h45 - O presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins (PS), afirmou hoje que a situação da covid-19 no concelho "tem evoluído de uma forma muito positiva" e que a população mais vulnerável está a ser apoiada.

17h43 - A chanceler alemã e a presidente da Comissão Europeia coincidiram hoje nos apelos a um acordo rápido sobre o pacote de recuperação que permita à União Europeia ultrapassar "a maior crise" da sua história.

17h25 - Espanha registou mais cinco mortes e 134 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, divulgou hoje o Ministério da Saúde espanhol. No total, o país contabiliza 28.368 vítimas mortais e 250.103 casos.

17h16 - PCP, pela voz do líder parlamentar João Oliveira, acaba de anunciar no Parlamento que será contra o sentido de voto do partido na votação final global do Orçamento Suplementar, apresentado pelo Governo, que acontecerá esta sexta-feira no Parlamento.

17h12 - mara Municipal de Sintra vai distribuir, até ao dia 10 de julho, cerca de 5 mil máscaras comunitárias nos Bairros de Habitação Municipal, tendo estas máscaras sido confecionadas, na sua maioria, por imigrantes e refugiados. A distribuição resulta de uma parceria com a Fundação Aga Khan.

16h51 - Desde o início da pandemia o novo coronavírus já infetou um total de 240.961 pessoas e fez 34.818 vítimas mortais em Itália. Nas últimas 24 horas, indica a proteção civil italiana, foram registados 201 novos casos e mais 30 óbitos.

16h38 - A mara Municipal de Cascais inicia hoje um projeto de prestação de auxílio porta a porta em 42 bairros sociais, no âmbito das medidas da autarquia de combate à pandemia da Covid-19, fazendo testagem e distribuição de comida.

16h32 - A Bolívia registou hoje um novo recorde diário de mortes devido à Covid-19, com 78 óbitos, e já ultrapassou as mil infeções por dia no país, de acordo com as autoridades bolivianas.

15h59 - O Ministério da Administração Interna aprovou hoje um despacho que indica que o SEF e a GNR se vão manter na fronteira com Espanha para garantir que "os cidadãos que entram em território nacional são informados das medidas em vigor em Portugal no âmbito do combate à Covid-19".

15h49 - A secretária executiva da Aliança de Líderes Africanos Contra a Malária (ALMA) disse hoje que a Covid-19 é uma "ameaça real" à luta contra a malária, estimando que a pandemia faça duplicar as mortes por esta doença em 2020.

15h42  - As empresas vão ter mais dias para submeter a declaração do IVA e para pagar o imposto dos meses de maio e junho e do trimestre terminado em junho, segundo um despacho do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais. Esta medida segue a lógica do prolongamento de prazos para o cumprimento destas obrigações fiscais que já se verificou em meses anteriores, devido à situação de exceção que o país atravessa por causa da pandemia de Covid-19.

15h38 - O Governo britânico anunciou hoje planos para um regresso total e obrigatório das escolas em setembro, mas os alunos vão ser mantidos em grupos separados para reduzir o risco de infeção com covid-19 e receber apoio pedagógico adicional. 

15h34 - O Irão contabilizou 148 novos óbitos associados à doença covid-19 nas últimas 24 horas, com o país a ultrapassar as 11 mil vítimas mortais registadas no decorrer da atual pandemia, divulgaram hoje as autoridades iranianas.

15h26 - Estudantes do Alabama estão a organizar festas de Covid-19 em que convidam pessoas infetadas com o vírus e fazem apostas para ver quem fica infetado. Segundo a imprensa norte-americana, os participantes colocam dinheiro num pote e o primeiro a ser diagnosticado com a doença, após a festa, ganha o dinheiro ali colocado.

15h19 - A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) alertou hoje que o prémio aos profissionais de saúde, aprovado na quarta-feira, "não compensa o risco" e "pode deixar de fora a maioria dos médicos" que participam no combate à pandemia de Covid-19.

15h17 - A REDE - Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea alertou para o impacto da crise gerada pela pandemia de Covid-19, que dificulta o processo de candidatura ao programa de apoio a projetos da DGArtes, cujo prazo hoje termina.

15h11 - Recorde que segundo os dados mais recentes, Portugal registou esta quinta-feira mais oito mortes e 328 novos casos de infeção. Há já 1.587 vítimas mortais e 42.782 infetados.

15h15 - Boa tarde, iniciamos aqui um novo registo, mas pode conferir as atualizações da manhã aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório