Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Figura emblemática da contestação Karim Tabbou "vai ser libertado hoje"

Uma figura emblemática do movimento de contestação na Argélia, Karim Tabbou, será libertado hoje após a luz verde do tribunal de Argel a um pedido de libertação provisória, disse o seu advogado à agência France Presse.

Figura emblemática da contestação Karim Tabbou "vai ser libertado hoje"
Notícias ao Minuto

12:19 - 02/07/20 por Lusa

Mundo Argélia

"O pedido de liberdade provisória foi aceite. Tabbou vai ser libertado hoje", declarou Abdelghani Badi.

Detido desde 26 de setembro de 2019, Tabbou foi condenado a 24 de março a um ano de prisão por "ataque à integridade do território nacional".

Também está a ser processado por "ataque à moral do exército", tendo o julgamento sido adiado para 14 de setembro.

Organizações de defesa dos direitos humanos congratularam-se com a decisão da justiça argelina em relação a uma das caras e das vozes mais conhecidas do "Hirak", o movimento de protesto anti-regime lançado a 22 de fevereiro de 2019.

Líder de um pequeno partido da oposição não registado, a União Democrática e Social, o seu retrato era regularmente mostrado nas manifestações semanais que se realizaram durante mais de um ano e que estão agora suspensas devido à pandemia da covid-19.

Segundo o Comité Nacional para a Libertação dos Detidos, uma associação de apoio aos presos, perto de 70 prisioneiros de opinião encontram-se atrás das grades, a maioria por publicações nas redes sociais, nomeadamente o Facebook.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório