Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Pelo menos 50 mortos em deslizamento de terras em Myanmar

Pelo menos 50 pessoas morreram soterradas por um deslizamento de terras numa mina de jade em Myanmar (antiga Birmânia), segundo informações dos bombeiros daquele país.

Pelo menos 50 mortos em deslizamento de terras em Myanmar
Notícias ao Minuto

07:09 - 02/07/20 por Lusa

Mundo Myanmar

O acidente deu-se numa mina de jade no norte de Myanmar, quando um desabamento de terras soterrou os trabalhadores, informou o departamento de bombeiros do país.

"Os mineiros foram arrastados por uma torrente de lama provocada pelas fortes chuvas", escreveram os serviços de socorros na rede social Facebook, citados pela agência de notícias France-Presse (AFP).

A mesma fonte dá conta de pelo menos 50 mortos, numa altura em que os bombeiros prosseguem com as operações de resgate.

Os deslizamentos de terra em minas de jade causam dezenas de vítimas todos os anos na região montanhosa do estado de Kachin, na fronteira com a China e a Índia, especialmente durante a estação das chuvas.

O cantão remoto de Hpakant está no coração da indústria de jade de Myanmar, o maior produtor mundial desta pedra preciosa. Mas as condições de extração são muito precárias e os acidentes frequentes.

As empresas de mineração empregam muitos trabalhadores ilegais. Os locais também atraem muitos birmaneses pobres que tentam encontrar pedaços de jade nos aterros.

Em abril de 2019, um deslizamento de terra matou pelo menos 54 pessoas na região.

Em julho de 2018, foram recuperados os corpos de 23 vítimas de outro deslizamento de terra depois das fortes chuvas de monções.

Em novembro de 2015, um acidente semmelhante matou pelo menos 113 pessoas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório