Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Covid-19. Chile registou mais 65 casos nas últimas 24 horas

O Chile registou 2.650 novos casos de coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total de contágios para 282.043, e mais 65 mortos, com o total de óbitos em 5.753, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

Covid-19. Chile registou mais 65 casos nas últimas 24 horas
Notícias ao Minuto

19:27 - 01/07/20 por Lusa

Mundo Covid-19

As autoridades chilenas anunciaram também que mantêm, por mais uma semana, o regime de quarentena, que vigora em 63 comunidades, afetando cerca de nove milhões de pessoas, que se encontram confinadas.

Refira-se que as comunidades afetadas pela medida são tanto na zona norte do país (regiões de Tarapacá e Antofagasta) quanto na zona central (Valparaíso, Metropolitana de Santiago, O'Higgins e Maule), noticia agência espanhola Efe, segundo a qual foram estabelecidos cordões sanitários para as cidades de Lota e Coronel (sul).

Quanto à situação dos pacientes hospitalizados devido à covid-19, o subsecretário da Assistência, Arturo Zúñiga, afirmou estarem internadas 2.075 pessoas em unidades de cuidados intensivos, das quais 1.720 ligadas a ventiladores mecânicos e 407 em estado crítico.

A subsecretária de Saúde Pública, Paula Daza, disse que vai ser posto em marcha, no próximo sábado, um plano de fortalecimento da estratégia de testes, rastreio e confinamento.

Será também reforçada uma plataforma virtual, que inclui todos os casos confirmados e suspeitos, a nível nacional, permitindo que logo que um laboratório confirme um novo caso, este seja de imediato registado na plataforma.

Esta informação pode ser consultada simultaneamente tanto por profissionais de saúde como por autoridades regionais e nacionais, do Ministério da Saúde.

A plataforma permite que os serviços de atendimento ao paciente contactarem as pessoas diretamente relacionadas com ele em menos de 48 horas.

O Colégio Médico do Chile (Ordem dos Médicos) apresentou, por seu turno, uma proposta de um Plano Nacional de Rastreio, que coordena laboratórios, sistemas de saúde, centros de atenção primária e clínicas.

Segundo esta organização, são necessárias 9.729 pessoas para tratar os dados, a nível nacional, para que a estratégia seja eficaz.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 511 mil mortos e infetou mais de 10,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório