Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Suíça impõe uso de máscara nos transportes públicos após aumento de casos

O Governo da Suíça anunciou hoje que vai ser obrigatório o uso de máscara nos transportes públicos do país, a partir de 06 de julho, em resposta ao aumento de novos casos diários da covid-19 desde meados de junho.

Suíça impõe uso de máscara nos transportes públicos após aumento de casos
Notícias ao Minuto

17:09 - 01/07/20 por Lusa

Mundo Covid-19

Um comunicado oficial do Conselho Federal (Governo) suíço confirmou esta medida, assim como a imposição de quarentena a pessoas que cheguem à Suíça de "determinadas regiões", apesar da lista atualizada de países afetados seja anunciada pelo Serviço Federal de Saúde Pública brevemente.

O uso de máscaras nos transportes públicos, que até agora era apenas aconselhável e estava bastante relaxado entre a população suíça, também se vai impor devido ao aumento recente de passageiros, "que dificulta a manutenção de distância física" de metro e meio, recomendada pelas autoridades sanitárias.

A obrigatoriedade é aplicada a todas as pessoas com mais de 12 anos em comboios, elétricos, autocarros, funiculares, teleféricos e barcos, indicou o comunicado.

O Governo informou também as companhias aéreas e empresas de autocarros acerca da obrigação de negar o embarque a pessoas doentes.

Por outro lado, foi anunciado que, em linha com as medidas tomadas pela União Europeia, a partir de 20 de julho vão ser levantadas as restrições de entrada a cidadãos provenientes de vários países, entre os quais o Canadá, Coreia do Sul, Japão, Nova Zelândia, Tailândia, Uruguai, Bulgária, Chipre, Croácia, Irlanda, Roménia e China, este último sob condição de reciprocidade.

A Suíça registou hoje 137 novos casos de contágio do coronavírus, mais do dobro registado no dia anterior e quatro vezes mais do que os registados na segunda-feira, com 31.714 infeções e 1.684 óbitos desde o início da pandemia.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 511 mil mortos e infetou mais de 10,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório