Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Pandemia ressuscita comboio de 15 horas entre República Checa e Croácia

O fecho de fronteiras e a suspensão de voos impostos pela covid-19 ressuscitaram uma ligação ferroviária entre a República Checa e a Croácia, desativada por ser longa e cara, mas que voltou hoje a funcionar.

Pandemia ressuscita comboio de 15 horas entre República Checa e Croácia
Notícias ao Minuto

15:44 - 01/07/20 por Lusa

Mundo Covid-19

Milhares de checos já reservaram bilhete para fazer a viagem direta de comboio entre Praga e a costa croata em 15 horas.

Os primeiros 500 passageiros chegaram hoje à cidade adriática de Rijeka, Capital Europeia da Cultura 2020, de onde partirão de autocarro para outros destinos na costa croata do mar Adriático.

Este foi o primeiro de muitos comboios planeados para este verão pela empresa ferroviária checa RegioJet.

A pandemia de covid-19 reativou a ligação, que tinha sido fechada há dois anos por não ser lucrativa, devido às longas horas de viagem e aos preços das companhias aéreas de baixo custo.

No entanto, o encerramento de fronteiras e o cancelamento de voos voltaram a fazer esta ligação dar lucro e, depois de a RegioJet ter vendido mais de 5.000 bilhetes numa tarde, decidiu expandir a oferta, para que, a partir de 11 de julho, o comboio circule diariamente entre as duas capitais até ao final de agosto.

Até dia 11, o comboio, com capacidade total de 560 passageiros, funcionará entre as duas capitais - a cerca de 800 quilómetros de distância - três vezes por semana.

A viagem de Praga à costa croata demora 15 horas, passando por Bratislava, Budapeste e Liubliana.

Os bilhetes custam entre 22 e 30 euros, com café, pequeno almoço e Internet incluídos.

Na primeira metade do ano, chegaram à Croácia cerca de 1,6 milhões de turistas, que somaram 7,6 milhões dormidas, menos 30% do que em 2020, segundo dados oficiais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório