Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

AO MINUTO: Resposta não é "homogénea". Brasil ultrapassa 60 mil mortes

A pandemia de coronavírus já infetou 10,6 milhões de pessoas no mundo. Cerca de 515 mil pessoas morreram e 5,8 milhões recuperaram do vírus. Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Resposta não é "homogénea". Brasil ultrapassa 60 mil mortes
Notícias ao Minuto

15:40 - 01/07/20 por Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

O boletim epidemiológico de hoje da Direção-Geral da Saúde (DGS) indica que nas últimas 24 horas foram identificados 313 novos casos e morreram mais três pessoas. Portugal perfaz nesta altura um total de 42.454 contágios e 1.579 vítimas mortais. O número de recuperações voltou a subir e é agora de 27.798.

A vacina para a Covid-19 da Pfizer e da BioNTech mostrou resultados positivos. Os primeiros dados clínicos indicam que estimulou respostas positivas no sistema imunitário. Também provocou efeitos secundários, como por exemplo febre, quando administrada em doses elevadas

A situação nos Estados Unidos está a gerar preocupação crescente. O número de contágios está a subir drasticamente e vários estados estão a registar recordes de casos diários. O país é de longe o mais afetado pela pandemia de coronavírus.

Brasil, Rússia, Índia, Reino Unido, Peru e Chile são outros dos países mais atingidos pelo SARS-CoV-2. 

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

00h01 - Termina aqui o registo desta quarta-feira. De manhã publicaremos um novo artigo no qual vai poder continuar a acompanhar os principais desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no resto do mundo. E, não se esqueça: se sentir sintomas relacionados com o coronavírus ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24. 

23h59 - Pode consultar neste mapa interativo a evolução da pandemia de coronavírus no mundo. 

23h57 - A 34ª edição Bienal de São Paulo, uma das mostras de artes plásticas mais importantes do Brasil, foi adiada para 2021, referiu hoje a Fundação Bienal de São Paulo. A Bienal decorrerá entre os dias 4 de setembro e 5 de dezembro do próximo ano. 

23h42 - A Colômbia superou hoje a marca dos 100 mil casos, adianta o The Guardian. Os dados do Ministério da Saúde colombiano dão conta de 4.163 novos contágios, o número mais elevado de casos diários desde o início do surto de coronavírus no país. 3.470 pessoas já morreram na Colômbia. 

23h29 - O Brasil ultrapassou as 60 mil mortes, de acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Nas últimas 24 horas morreram mais 1.038 pessoas, o que elevou o número acumulado de vítimas mortais para 60.632. Foram detetados 46.712 novos casos e o país aproxima-se rapidamente das 1,5 milhões de pessoas infetadas desde o início da pandemia - atualmente tem 1.448.753 casos de contágio.

Os dados oficiais indicam que 826.866 pessoas recuperaram da Covid-19

23h13 - O Texas voltou a registar hoje um recorde de casos diários, segundo a CNN. As autoridades estatais revelaram que no espaço de 24 horas foram identificados 8.076 novos casos, o que aumentou o total de pessoas infetadas no Texas para 168.062. Desde o início da pandemia de Covid-19 já morreram 2.481 pessoas neste estado do sul dos Estados Unidos. 

23h00 - A pandemia de Covid-19 mergulhou a América Latina e as Caraíbas numa "crise económica e social sem precedentes" que resultou "num recorde de 41 milhões de desempregados", realçou a Organização Internacional do Trabalho. 

22h55 - As autoridades da Renânia do Norte-Vestfália, na Alemanha, anunciaram esta quarta-feira que os trabalhadores do matadouro de Gütersloh vão permanecer em quarentena até ao dia 17 de julho, como dá conta a Europa Press. O surto de casos no matadouro de Gütersloh foi a principal razão para um aumento recente de contágios na Alemanha. 

22h36 - Marta Temido admitiu na 'Grande Entrevista' da RTP que os surtos de Covid-19 na Área Metropolitana de Lisboa representam uma "situação de sobressalto que não nos deixa estar tranquilos". A ministra da Saúde realçou que a forma como Portugal geriu a crise epidemiológica nos primeiros meses "causou uma expectativa de que este fosse um problema eventualmente ultrapassado com maior facilidade do que realmente foi". 

Temido afirmou ainda que acreditou-se "que pudéssemos ter o país a responder de forma homogénea. Não é isso que está a acontecer". 

22h30 - O aumento de encargos diretamente relacionados com a doença Covid-19 nos quatro meses de pandemia no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) ronda os 19 milhões de euros, anunciou hoje o presidente do conselho de administração.

22h27 - Os representantes dos órgãos de soberania de São Tomé e Príncipe concluíram hoje que tem "havido progressos" no combate à pandemia de Covid-19 no país, alertando, contudo, para o "escrupuloso respeito pelas regras sanitárias". 

Nos últimos dias o país registou apenas um caso diário positivo do novo coronavírus, estando o total acumulado até hoje em 715 infetados, dos quais 13 mortos, e 252 pessoas recuperadas.

22h21 - O governador do estado norte-americano da Califórnia, Gavin Newsom, proibiu hoje o funcionamento de serviços de restauração em espaços fechados em Los Angeles e em 18 outros condados, com o objetivo de conter a escalada de novos casos de Covid-19. A restrição abrange também bares, cinemas e museus que possam já ter sido reabertos.

21h05 - A Autoridade Palestiniana anunciou a imposição de cinco dias de quarentena na Cisjordânia, informa o The Guardian. A decisão foi tomada porque o número de casos disparou após o alívio de anteriores medidas restritivas. O número acumulado de contágios mais do que duplicou desde então. 

20h49 - Donald Trump frisou esta quarta-feira que é a "favor do uso de máscaras" e que não teria qualquer problema em usar uma em público. Numa entrevista à Fox Business, o presidente dos Estados Unidos frisou que até gosta de se ver com máscara. 

"Na realidade, eu já usei máscara. Eu até gostei do aspecto com que fiquei. Foi ok. Era uma máscara escura, preta e eu acho que me ficou bem. Eu parecia o Lone Ranger (Mascarilha). Eu não tenho qualquer problema com as máscaras", salientou. Ainda assim, disse que não acredita ser necessário tornar obrigatório o uso de máscara nos Estados Unidos. 

Trump voltou a referir que acredita que o coronavírus vai "simplesmente desaparecer" um dia. "Acho que vamos ter uma vacina muito em breve", acrescentou.  

20h36 - Angola registou nas últimas 24 horas mais sete casos de Covid-19 e mais duas mortes, anunciou o secretário de Estado para a Saúde Pública, alertando que a pandemia em Luanda está perto da transmissão comunitária.

Angola soma assim 291 infetados pelo novo coronavírus, 15 óbitos e 93 recuperados.

20h34 - A Madeira mantém os dois casos ativos de Covid-19, revelou hoje o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

20h32 - O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) acusou hoje a ARS/Alentejo de "prepotência e ilegalidade" por querer alocar médicos e enfermeiros do distrito de Évora ao lar de Reguengos de Monsaraz, onde surgiu um foco de Covid-19.

20h23 - A Comissão Europeia está a negociar com a empresa produtora a compra e reserva do medicamento Remdesivir, que tem sido usado na luta contra a Covid-19, anunciou hoje a instituição, sem adiantar mais pormenores. 

20h07 - O Infarmed assegura que Portugal tem "stock disponível do Remdesivir", uma garantia que surge depois dos Estados Unidos terem comprado a quase totalidade do stock do fármaco para os próximos três meses. 

20h02 - A TVI está a avançar que foi detetado um surto de Covid-19 numa fábrica de conservas em Caxinas, Vila do Conde. No total, sete funcionários terão testado positivo para o coronavírus. Todos os funcionários dos dois departamentos onde foram registados casos vão ser testados e os resultados serão conhecidos amanhã. 

A estação televisiva refere que a fábrica não foi encerrada. 

19h54 - O Iraque passou hoje a marca das 50.000 contaminações pelo novo coronavírus e as 2.000 mortes, num país devastado pela guerra e cujo sistema de saúde está no limite, indicou o Ministério da Saúde.

19h37 - O departamento de Saúde Pública do estado da Califórnia revelou que desde ontem foram identificados 9.470 novos casos, um novo máximo de casos diários desde o início da pandemia e que supera por uma margem significativa o recorde anterior (7.149 casos) que se verificou na semana passada. O número acumulado de casos na Califórnia é de 232.657. Morreram mais 110 pessoas na Califórnia nas últimas 24 horas. 

19h27 - O Chile registou esta quarta-feira o número mais baixo de casos diários no espaço de um mês e meio. Os dados divulgados pelo Ministério da Saúde chileno dão conta de 2.650 casos de infeção e mais 65 óbitos. Em termos acumulados, o Chile soma 282.043 contágios e 5.753 vítimas mortais. 

19h08 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) desvalorizou hoje informações sobre uma estirpe de vírus da gripe suína, afirmando que a mesma está em vigilância desde 2011 e que não é um novo vírus

19h06 - Mais de 100 casos de Covid-19 foram identificados no Instituto Português de Oncologia (IPO) e há quase 80 profissionais de saúde doentes ou em quarentena, afirmou hoje a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas. 

19h03 - O governo da Suíça anunciou hoje que vai ser obrigatório o uso de máscara nos transportes públicos do país, a partir de 6 de julho, em resposta ao aumento de novos casos diários da Covid-19 desde meados de junho

A Suíça registou hoje 137 novos casos de contágio do coronavírus, mais do dobro registado no dia anterior e quatro vezes mais do que os registados na segunda-feira. O país contabiliza 31.714 infeções e 1.684 óbitos desde o início da pandemia.

18h55 - O Ministério da Saúde francês anunciou hoje que nas últimas 24 horas foram diagnosticados 918 novos casos de contágio e mais 19 mortes em meio hospitalar. França totaliza assim 165.719 pessoas infetadas e 29.861 óbitos desde o início da pandemia de coronavírus

18h24 - O sistema prisional regista atualmente sete casos ativos de infeção por Covid-19, nenhum entre reclusos, adiantou hoje a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) em comunicado. A DGRSP adiantou ainda que os resultados dos testes realizados a suspeitos e contactos de suspeitos dos sete casos positivos foram todos negativos. 

18h14 - O turismo em Portugal pode perder quase 12,4 mil milhões de euros, face ao impacto causado pela pandemia de Covid-19, segundo os dados hoje divulgados pela Agência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD)

Os dados das Nações Unidas indicam que "destinos populares da Europa e da América do Norte, incluindo França, Grécia, Itália, Portugal, Espanha e Estados Unidos podem perder milhares de milhões de euros devido à queda drástica no turismo internacional"

18h09 - Enquanto Lisboa se vê a braços com um número significativo de novos casos de infeção por Covid-19, o Porto destaca-se pela positiva: não regista novos casos desde 6 de junho.

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, frisou de resto que os casos reportados na região Norte estão dispersos pelo território em "pequenos focos" e que há uma cadeia epidemiológica que se consegue identificar, "o que é um sinal positivo"

18h03 - Moçambique registou, nas últimas 24 horas, mais 14 infeções pelo novo coronavírus, que elevam o total para 903 casos positivos, mantendo-se com seis mortos, anunciou o Ministério da Saúde.

17h58 - Na conferência de imprensa conjunta da Direção-Geral da Saúde (DGS) e Ministério da Saúde desta quarta-feira, Jamila Madeira, a secretária de Estado e adjunta da Saúde, revelou que o governo português já encetou contactos com a farmacêutica Gilead, responsável pela produção do fármaco Remdesivir

Esta terça-feira surgiram notícias de que os Estados Unidos compraram quase a totalidade do stock de Remdesivir

"Não temos sinal de que uma intervenção do género da dos EUA pudesse ser vista como positiva por parte da comunidade médica", já que por cá sempre "houve uma utilização pontual em casos clínicos concretos", frisou Jamila Madeira. 

Perante a hipotética escassez do medicamento, "o Infarmed pediu informação em termos de stock à empresa. Só depois de termos a resposta poderemos adiantar se o mecanismo [usado em Portugal] está salvaguardado", acrescentou.

17h42 - A Comissão Europeia garantiu hoje que um novo vírus ligado a suínos e identificado num estudo "não representa" qualquer perigo para a saúde, e disse que a União Europeia (UE) "não importa produtos suínos da China"

17h28 - África passou hoje a barreira dos 10 mil mortos devido à Covid-19 e dos 400 mil infetados pelo novo coronavírus, segundo os números mais recentes sobre a pandemia no continente. 

16h59 - A proteção civil italiana referiu hoje que nas últimas 24 horas foram diagnosticados 182 novos casos e morreram mais 21 pessoas por causa da Covid-19. No total, Itália soma agora 240.760 casos positivos e 34.788 vítimas mortais. Mais de 190 mil pessoas recuperaram da doença

16h55 - Fernando Medina esclareceu que as suas críticas à atuação das autoridades de saúde no combate à Covid-19 visaram "específica e circunscritamente" as chefias regionais e a equipa que está no terreno na Grande Lisboa.

16h43 - O Ministério da Saúde espanhol revelou que desde ontem foram registados 149 novos casos e mais oito mortes. Nos últimos sete dias morreram 19 pessoas em Espanha. O número acumulado de pessoas infetadas no país é de 249.659 e o total de óbitos é de 28.363

16h40 - O fecho de fronteiras e a suspensão de voos impostos pela Covid-19 ressuscitaram uma ligação ferroviária de 15 horas entre a República Checa e a Croácia, desativada por ser longa e cara

16h38 - O Bloco de Esquerda considerou hoje que a "narrativa do Governo" sobre os transportes em tempos de pandemia "não cola com a realidade sentida por milhares de pessoas", criticando "a confusão no seio" do executivo sobre esta matéria.

A deputada Isabel Pires ilustrou essa "confusão" do Governo com as declarações da ministra da Saúde, Marta Temido, que afirmou que "a falta de distanciamento nos transportes públicos não está associada a casos identificados". 

16h29 - Cabo Verde confirmou hoje mais 40 pessoas infetadas pelo novo coronavírus, nas ilhas de Santiago e do Sal, elevando o acumulado desde 19 de março a 1.267 casos, segundo o balanço feito pelo Ministério da Saúde.

16h27 - A pandemia de Covid-19 já matou 511.312 pessoas e infetou mais de 10,5 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP.

16h25 - Os Açores detetaram, nas últimas 24 horas, um caso positivo de Covid-19 em São Miguel, uma criança de 10 anos, não residente no arquipélago, que desembarcou na região proveniente do continente, adiantou hoje a Autoridade de Saúde Regional. 

16h12 - Há 10 concelhos em Portugal com mais de mil casos de Covid-19. Saiba quais são os concelhos mais afetados e quantos casos há no seu

15h49 - O boletim epidemiológico divulgado esta quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) dá conta de 313 novos casos e mais três mortes em Portugal no espaço de 24 horas. O país totaliza 42.454 casos de contágios e 1.579 óbitos desde o início da pandemia. O número de pessoas recuperadas é de 27.798

15h45 - A China minimizou hoje o perigo de uma nova pandemia a partir de uma estirpe do vírus da gripe suína descoberta no país por investigadores que o relataram num estudo publicado na segunda-feira na revista científica norte-americana PNAS

"Os especialistas concluíram que o tamanho da amostra citada no relatório é pequeno e não representativo", disse o porta-voz da diplomacia chinesa, Zhao Lijian. O país continuará a "monitorizar a doença, dará o alerta se for necessário e tratá-la-á a tempo", acrescentou. 

15h32 - O Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico anunciou esta quarta-feira que nas últimas 24 horas foram diagnosticados 829 casos e morreram mais 176 pessoas devido à Covid-19. Em termos acumulados, o Reino Unido regista 313.483 casos de infeção e 43.906 vítimas mortais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório