Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Cinco trabalhadores humanitários raptados no nordeste da Nigéria

A Organização Não Governamental (ONG) francesa Ação Contra a Fome anunciou hoje que cinco pessoas, incluindo um seu colaborador, foram raptadas por homens armados no nordeste da Nigéria, uma zona com forte presença do grupo terrorista Boko Haram.

Cinco trabalhadores humanitários raptados no nordeste da Nigéria
Notícias ao Minuto

14:59 - 01/07/20 por Lusa

Mundo Rapto

"O nosso colaborador Ishaiku Yakubu foi raptado por homens armados, juntamente com outros quatro trabalhadores de organizações humanitárias", anunciou a ONG francesa numa declaração, na qual apela à "libertação imediata" das cinco pessoas.

Estes colaboradores apareceram num vídeo, que a agência de notícias francesa AFP diz ter sido filmado provavelmente em 21 de junho, no qual explicam que foram raptados por combatentes do Estado Islâmico na África Ocidental em várias datas durante o mês passado.

Esta fação do grupo terrorista nigeriano Boko Haram costuma atacar trabalhadores humanitários, não só nigerianos, mas também internacionais, tendo já raptado seis colaboradores de ONG no ano passado, incluindo um funcionário da Ação Contra a Fome.

Destes seis, cinco foram mortos e o funcionário da Ação Contra a Fome continua desaparecido.

Desde 2009, mais de 36 mil pessoas foram mortas devido à violência na região e mais de dois milhões de pessoas continuam impossibilitadas de regressar às suas casas.

As Nações Unidas estimam que existam cerca de sete milhões de pessoas dependentes de ajuda humanitária para sobreviver nesta região, que está fortemente debilitada depois de uma década de conflitos contra grupos terroristas de cariz religioso.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório