Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Pelo menos um morto e 70 feridos em protestos na capital do Sudão

Pelo menos uma pessoa morreu e 70 ficaram feridas na terça-feira, na capital sudanesa, em confrontos entre manifestantes e a polícia num protesto a exigir reformas democráticas, divulgou hoje o Comité Médico sudanês.

Pelo menos um morto e 70 feridos em protestos na capital do Sudão
Notícias ao Minuto

12:51 - 01/07/20 por Lusa

Mundo Sudão

Um membro do comité, que agrupa sindicatos da oposição no Sudão, disse hoje à Efe que uma pessoa foi alvejada no peito perto da sede do Parlamento sudanês.

Segundo Tariq Hamid, a vítima é um homem de 32 anos e outros oito manifestantes foram baleados e feridos na mesma zona onde ocorreram confrontos com a polícia.

"Mais de 70 manifestantes em várias áreas da capital foram feridos por gás lacrimogéneo, arremesso de tijolos e garrafas de refrigerantes, e facas", acrescentou o membro do Comité Médico.

O ministro da Informação sudanês, Faisal Mohamed Saleh, já tinha dito na terça-feira à noite, em declarações à televisão estatal, que um manifestante tinha morrido e prometeu uma investigação.

Um dos organizadores das manifestações, a Associação Profissional Sudanesa, culpou as forças policiais pela violência, dizendo que a polícia de choque usou "balas verdadeiras e bolas de borracha, gás lacrimogéneo e bastões" contra manifestantes pacíficos.

"Estas forças e os seus líderes não respeitam os direitos à manifestação e expressão pacíficas que o nosso povo alcançou com sacrifício", disse a associação numa declaração, referindo-se à revolta popular que pôs fim a 30 anos da ditadura de Omar al-Bashir, em abril de 2019.

Os manifestantes exigiam na terça-feira a aplicação das reformas democráticas pendentes e que se fizesse justiça a todos aqueles que morreram durante os meses de protesto contra o Governo de Al-Bashir e obrigar os militares a entregar o poder aos civis.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório