Meteorologia

  • 22 OUTUBRO 2021
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Edição

As imagens dos confrontos no 1.º dia em que vigora nova lei em Hong Kong

No dia em que entra em vigor a lei de segurança nacional aprovada esta terça-feira em Pequim, confrontos entre polícia e manifestantes marcam o dia.

No primeiro dia em que vigora a nova lei de segurança nacional em Hong Kong e em que - tradicionalmente - se celebra o 23.º aniversário da entrega do território, antes britânico, à China, proibido este ano pelas autoridades, os conflitos regressaram às ruas. 

Apesar da proibição, os manifestantes saíram às ruas e os confrontos entre polícia e cidadãos levou a que as autoridades recorressem a jatos de canhão de água para dispersar os grupos.

Foi também feita a primeira detenção pela nova lei da segurança nacional, tratando-se de um homem que segurava uma bandeira a favor da independência de Hong Kong.

A nova lei - promulgada esta terça-feira - permite punir quatro tipos de crimes contra a segurança do Estado: atividades subversivas, secessão, terrorismo e conluio com forças estrangeiras.

Este texto estabelece que a justiça chinesa tem jurisdição por violações "sérias" de segurança e prisão perpétua por crimes contra a segurança nacional.

A aprovação desta lei ocorre depois de inúmeros protestos, que ocorrem desde 2019, e dos quais resultaram centenas de detenções. Recorde aqui os momentos-chave dos protestos em Hong Kong pós-1997.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório