Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Covid-19: Turquia protesta por estar excluída da lista de viajantes da UE

A Turquia expressou hoje "deceção" porque o país está excluído da lista dos Estados cujos viajantes estão autorizados a entrar na União Europeia devido às medidas contra a propagação da pandemia de covid-19.

Covid-19: Turquia protesta por estar excluída da lista de viajantes da UE
Notícias ao Minuto

10:31 - 01/07/20 por Lusa

Mundo Covid-19

"Nós estamos dececionados por não fazermos parte da lista", criticou o porta-voz da diplomacia da Turquia, Hami Aksoy através de um comunicado.

"Esperamos que este erro seja reparado o mais rápido possível", acrescenta no mesmo comunicado.

De acordo com a lista divulgada pela União Europeia terça-feira, que não é vinculativa aos Estados-membros, viajantes de 15 países incluindo a República Popular da China (sob condições) podem entrar no espaço Schengen.

A Turquia e os Estados Unidos estão excluídos da lista que deve ser revista de duas em duas semanas.

Ancara considera que a decisão da União Europeia é um "duro golpe" contra a imagem do país que reclama esforços em relação ao combate à propagação da pandemia para abrir o país aos turistas durante o verão.

De acordo com números oficiais, a Turquia indica que morreram 5.100 pessoas de covid-19 e regista 200 mil casos de contágio. 

A pandemia de covid-19 já provocou quase 507 mil mortos e infetou mais de 10,37 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.576 pessoas das 42.141 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório