Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

AO MINUTO: TAP com perdas de 395 milhões. Mais 24 mil infetados no Brasil

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: TAP com perdas de 395 milhões. Mais 24 mil infetados no Brasil
Notícias ao Minuto

15:45 - 29/06/20 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

No boletim epidemiológico desta segunda-feira, Direção-Geral da Saúde (DGS) deu conta de 266 novos casos e mais quatro mortes. Portugal totaliza 41.912 pessoas infetadas e 1.568 óbitos desde o início da pandemia. O número de recuperados é  de 27.205. 

pandemia de Covid-19 já provocou mais de 500 mil mortos e infetou quase 10,1 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Veja aqui os mapas da incidência do novo coronavírus em Portugal e no resto do Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

00h - Boa noite, este registo chegou ao fim mas pode continuar a acompanhar-nos de manhã. E já sabe, cumpra as regras de higiene e de distanciamento social e em caso de sintomas contacte a linha SNS 24 através dos números:

  • Portugal Continental: 808 24 24 24
  • Açores: 808 24 60 24
  • Madeira: 800 24 24 20

23h45 - O Brasil contabilizou 692 mortos e 24.052 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, informou hoje o Ministério da Saúde brasileiro, acrescentando que a taxa de letalidade da doença no país está em 4,3%. O Brasil, é o segundo país do mundo com mais mortos e infetados e totaliza agora 58.314 óbitos e 1.368.195 casos confirmados de covid-19 desde o registo oficial da pandemia no país, em 26 de fevereiro.

23h39 - A companhia canadiana de acrobatas Cirque du Soleil anunciou hoje que pediu a proteção dos tribunais contra os seus credores na tentativa de se reestruturar na sequência dos prejuízos decorrentes da pandemia.

22h51 - TAP registou prejuízos de 395 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, divulgou a empresa, durante a noite desta segunda-feira. De acordo com um comunicado enviado pela companhia aérea à CMVM, as consequências da pandemia são o motivo deste agravamento significativo face ao mesmo período do ano passado, sendo que o maior impacto ocorreu em março de 2020, que acabou por prejudicar "a boa performance observada nos primeiros dois meses do ano”.

22h17 - A cidade norte-americana de Jacksonville, no Estado da Florida, onde se espera que o Presidente Donald Trump aceite a nomeação republicana para as eleições de novembro, tornou hoje obrigatório o uso de máscara para conter a propagação da Covid-19.

22h03 - Duarte Cordeiro defendeu, esta segunda-feira, que a resposta para o surto em Lisboa "não é fechar, é encontrar respostas que permitam diminuir o grau de risco e crescimento que temos tido". "Procuramos desesperadamente encontrar respostas com os epidemiologistas", garantiu ainda o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares.

21h47 - Um total de 184 crianças com idades entre 7 e 16 anos foram recolhidas das ruas pela polícia moçambicana em Chimoio, centro de Moçambique, por desobedecerem ao estado de emergência em vigor no país, informou hoje a corporação.

21h12 - A pandemia de Covid-19 já matou 502.599 pessoas e infetou mais de 10 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, às 19h TMG de hoje, baseado em dados oficiais.

20h47 - Cabo Verde regista mais uma morte associada à infeção pelo novo coronavírus, elevando o total para 13 desde o início da pandemia no país, em 19 de março, informaram hoje as autoridades de Saúde cabo-verdianas.

20h12 - Pelo menos sete pacientes infetados com a covid-19 morreram hoje asfixiados num incêndio num hospital privado em Alexandria (norte do Egito), indicou fonte das forças de segurança locais, citada pela agência noticiosa France-Presse (AFP).

20h04 - Quarenta e quatro bombeiros estão atualmente infetados com covid-19 e 265 de quarentena, revelou hoje à Lusa a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, garantindo que está prevista a capacidade de resposta para o combate aos fogos.

19h59 - Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) emitiu, esta segunda-feira, uma decisão  sobre a avaliação de impacto sobre a proteção de dados (AIPD) da aplicação 'StayAway Covid', desenvolvida pelo INECT TEC, que tem como objetivo rastrear pessoas que tenham estado em contacto com doentes com o novo coronavírus, em Portugal. Apesar de não dar nota negativa à app considerando-a "aceitável", a comissão começa por apontar que a plataforma "tem ainda algumas indefinições quanto ao seu funcionamento". 

19h42 - Lidl instalou semáforos à porta dos seus supermercados para gerir o número de clientes que estão nas instalações, com o objetivo de garantir que as medidas de prevenção contra a Covid-19 estão a ser respeitadas nas suas lojas, designadamente, no que diz respeito ao número de recomendado de pessoas no interior dos supermercados. 

19h25 - O Bloco de Esquerda denunciou hoje que o recurso "em grande escala" ao 'lay-off' dos operadores privados de passageiros no Grande Porto está a sobrecarregar o sistema, tendo defendido que uma injeção de liquidez deve garantir o regresso total da operação.

19h04 - A recém-criada Associação Portuguesa de Serviços Técnicos para Eventos (APSTE) defendeu hoje medidas de apoio do Estado ajustadas à realidade do setor face à pandemia da Covid-19.

18h55 - Pelo menos sete pacientes infetados com a Covid-19 morreram hoje asfixiados num incêndio num hospital privado em Alexandria (norte do Egito), indicou fonte das forças de segurança locais, citada pela agência noticiosa France-Presse (AFP).

18h45 - A França registou 35 mortes com o novo coronavírus, nas últimas 24 horas, elevando o número total de óbitos desde o início da pandemia de Covid-19 para 29.813, segundo as autoridades de saúde do país.

18h16 - A Liga dos Bombeiros Portugueses pediu hoje uma reunião com "caráter de urgência" à secretária de Estado da Administração Interna para analisar as consequências do atual surto de Covid-19 nos bombeiros e sua implicação no combate aos incêndios.

18h05 - A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, mostrou-se hoje confiante de que o setor retomará "a rota de crescimento" brevemente e garantiu que os seus profissionais estão prontos para acolher os turistas que procurem Portugal.

18h02 - A União Europeia (UE) e o Reino Unido retomaram hoje, em Bruxelas, as negociações presenciais sobre o futuro da relação comercial entre as partes com o objetivo de as intensificar e concluir antes do final deste ano.

17h57 - O secretário de Estado da Saúde disse hoje estar "relativamente tranquilo" relativamente à capacidade de resposta de profissionais de saúde num período em que muitos iniciam gozo de férias e algumas regiões veem aumentar o número de casos Covid-19.

17h46 - A Federação de Sindicatos da Administração Pública (FESAP) reúne-se esta terça-feira com o Governo para debater o teletrabalho e impedir que "prejudique" os trabalhadores, adiantou à Lusa José Abraão, secretário-geral da FESAP.

17h42 - O parque de campismo da Galé, em Grândola, reabriu hoje ao público após encerramento temporário devido a um surto de Covid-19, que infetou 11 pessoas da zona, além de 20 jovens de Lisboa e Setúbal.

17h36 - As autoridades sérvias decidiram impor medidas restritivas mais severas, como o uso de máscara nos transportes públicos e em espaços fechados em Belgrado para responder à onda de novos casos da Covid-19 que está a assolar a capital.

17h29 - O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde afirmou hoje que "o pior ainda está por vir" em relação à Covid-19, apontando a politização da pandemia como um fator de divisão aproveitado por um vírus "rápido e assassino".

17h21 - Portugal regista 1.528 casos de utentes de lares infetados com o novo coronavírus, menos 58 que no domingo, estando 145 internados e 303 a aguardar resultados de testes, revelou hoje o secretário de Estado da Saúde. Portugal regista 1.528 casos de utentes de lares infetados com o novo coronavírus, menos 58 que no domingo, estando 145 internados e 303 a aguardar resultados de testes, revelou hoje o secretário de Estado da Saúde.

17h16 - O governo regional do Distrito Federal, onde está localizada a cidade de Brasília, capital do Brasil, declarou hoje estado de "calamidade pública" devido ao aumento de casos da pandemia de Covid-19. Na prática, a declaração de "calamidade pública" é uma medida puramente administrativa que concede às autoridades locais maior liberdade na gestão de seus orçamentos e permite que tenham acesso rápido aos recursos do Governo central para enfrentar uma emergência.

17h14 - São 34.744 as vítimas mortais em Itália devido à pandemia do novo coronavírus, um aumento de 6 mortes face a ontem. O número diário de óbitos reportado hoje é o mais baixo desde fevereiro. Houve 126 novos casos nas últimas 24 horas num total de 240.436 pessoas.

17h10 - O surto de Covid-19 no IPO de Lisboa atingiu os 109 casos confirmados. O foco foi registado, há cerca de duas semanas, no serviço de Hematologia da unidade de saúde da capital e segundo a SIC Notícias, destas mais de uma centena de pessoas infetadas, 48 são profissionais do IPO, 18 prestadores de serviços externos e 43 são utentes. 

17h07 - O início da pandemia da Covid-19, ficou marcada por um comportamento perpetuado a nível mundial bastante peculiar: pessoas que invadiram os supermercados e compraram embalagens e mais embalagens de papel higiénico. Saiba qual é o tipo de personalidade mais propenso a isso.

17h04 - A lista dos países com "corredores" cujas chegadas ao Reino Unido vão ser isentas de quarentena só vai ser anunciada no final da semana, indicou hoje o ministro britânico dos Transportes. O governante confirmou que o levantamento da obrigação de quarentena durante duas semanas a todas as pessoas chegadas do estrangeiro para conter a pandemia de Covid-19 no Reino Unido foi autorizado pelas autoridades sanitárias. 

16h55 - A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) alertou hoje para a possibilidade de encerramento de alguns espaços perante a criação de um regime excecional que permite aos lojistas pagarem, até março de 2021, apenas a componente variável das rendas.

16h51 - A região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) voltou hoje a registar cerca de 85% dos novos casos de covid-19, com 225 das 266 infeções reportadas desde domingo, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

16h47 - O Hospital de Santarém recebeu quatro pessoas infetadas com covid-19 provenientes do Hospital Amadora-Sintra, que tem evidenciado "falta de capacidade" para admitir novos doentes, revelou hoje à agência Lusa o diretor clínico da unidade hospitalar ribatejana.

16h35 - Espanha regista 3 óbitos e 84 novos casos nas últimas 24 horas. No total, o país contabiliza um total de 28.346 vítimas mortais e de 248.970 infetados.

16h29 - "Não temos capacidade na infraestrutura para aumentar o número de comboios em circulação", avançou o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, numa declaração aos jornalistas sobre os comboios na AML, com a presença do presidente da CP, Nuno Freitas, e do vice-presidente da Infraestruturas de Portugal (IP) Carlos Fernandes.

16h25 - O secretário de Estado da Saúde disse hoje que, em função da situação pandémica atual, "obviamente" não haverá público nos jogos da 'final a oito' da Liga dos Campeões de futebol, que vai ser disputada em Lisboa.

16h12 - Se pensa em viajar, saiba que há novas medidas sanitárias que devem ser cumpridas pelos passageiros. A Ryanair prepara-se para retomar 1.000 voos diários a partir do dia 1 de julho, quarta-feira, e, por isso, relembra as novas regras a bordo, para evitar a propagação do novo coronavírus

16h08 - A chefe do Governo escocês, Nicola Sturgeon, lamentou hoje a falta de consulta por parte do executivo britânico sobre o levantamento, para certos países, da quarentena imposta devido à pandemia da Covid-19 e admitiu tomar medidas diferentes. 

15h57 - Mais de 80% dos profissionais de saúde infetados com covid-19 recuperaram e estão de novo a trabalhar, segundo dados avançados hoje pelo secretário de Estado da Saúde, que se referia a mais de três mil profissionais recuperados.

15h54 - O n.º1 da hierarquia mundial tem sido alvo de fortes acusações por lhe estar a ser imputada a responsabilidade de vários casos positivos de Covid-19 num torneio que organizou em Belgrado. Nesta segunda-feira, em declarações reproduzidas pelo portal sportskeeda, a primeira-ministra Ana Brnabic saiu em defesa do seu compatriota.

15h52 - O número de infetados pela Covid-19 subiu para 23 na urgência de Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), dos quais 14 são doentes e nove são profissionais, informou hoje a instituição.

15h47 - Desde 30 de maio que o número de internados não era tão alto. Nesse dia estavam 514 pessoas hospitalizadas, 63 na Unidade de Cuidados Intensivos. O número revelado hoje é de 489, com 71 pessoas nos cuidados intensivos.

15h42 - "Houve uma grande coerência nas medidas preventivas da DGS". Além de Lacerda Sales e Graça Freitas, a conferência conta hoje com a presença de Rui Portugal, Coordenador do Gabinete Regional de Intervenção para a Supressão da Covid-19 em LVT.

15h36 - Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico revelou esta segunda-feira que nas últimas 24 horas foram diagnosticados 815 novos casos e morreram mais 25 pessoas (uma ligeira diminuição face às 36 mortes divulgadas este domingo). O Reino Unido soma nesta altura um total de 311.965 contágios e 43.575 vítimas mortais. 

15h32 - Recorde abaixo a conferência de imprensa da Direção-Geral da Saúde esta tarde e aqui os pontos mais importantes:

15h30 - Boa tarde, iniciamos um novo registo mas pode recordar aqui o acompanhamento anterior.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório