Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Andrzej Duda vence primeira volta das presidenciais da Polónia

O chefe de Estado polaco, o conservador Andrzej Duda, lidera os resultados da primeira volta das presidenciais de domingo na Polónia seguido do dirigente da oposição liberal, quando estão contados a quase totalidade dos votos.

Andrzej Duda vence primeira volta das presidenciais da Polónia
Notícias ao Minuto

11:24 - 29/06/20 por Lusa

Mundo Polónia

Duda tem 43,7% dos votos numa altura em que estão apurados os resultados em 99,78% das assembleias de voto, anunciou hoje a Comissão Eleitoral (PKW).

Em segundo lugar está o presidente da Câmara de Varsóvia, Rafal Trzaskowski com 30,3% dos votos.

Na segunda volta, que deverá ter lugar no dia 12 de julho, Duda poderá ter mais dificuldades, já que muitos eleitores da oposição deverão unir-se contra si.

A maioria dos apoiantes do terceiro candidato mais votado, Szymon Holownia, um jornalista e apresentador televisivo, manifestou-se a favor de Trzaskowski numa segunda volta.

A comissão eleitoral da Polónia já referiu que os resultados definitivos da eleição de hoje serão publicados até quarta-feira.

Uma nova vitória de Duda, para um segundo mandato de cinco anos, determinaria se o partido Lei e Justiça (PiS, na sigla em polaco) mantém o seu quase monopólio sobre o poder político no país.

A participação no ato eleitoral de domingo foi de 64,4% segundo os dados oficiais.

A campanha eleitoral ficou marcada pelas preocupações sobre o "estado da democracia" na Polónia e pelas questões sociais, numa altura em que o país enfrente a maior recessão económica depois da queda do regime comunista por causa da atual pandemia de covid-19.

A crise sanitária obrigou as autoridades a adiar as eleições que estiveram marcadas para o mês de maio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório