Meteorologia

  • 08 MAIO 2021
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Edição

Anne Hidalgo reeleita na Câmara de Paris com mais de metade dos votos

A presidente da câmara de Paris, Anne Hidalgo, foi reeleita com mais de 50% dos votos na segunda volta das eleições municipais em França depois de se ter aliado aos Verdes para esta segunda volta.

Anne Hidalgo reeleita na Câmara de Paris com mais de metade dos votos
Notícias ao Minuto

21:57 - 28/06/20 por Lusa

Mundo Paris

"Quero agradecer a todos as pessoas que vieram votar e que ajudaram na realização das eleições. [...] Vocês escolheram uma Paris que respira e é mais agradável para viver, onde ninguém fica de lado", disse esta noite Anne Hidalgo, à frente da Câmara Municipal de Paris.

A socialista foi reeleita face às suas principais rivais Rachida Dati, candidata da direita, e Agnes Buzyn, ex-ministra da Saúde que encabeçou a lista do Republique en Marche.

Este resultado, estimado em mais de 50% para Hidalgo, fecha uma campanha agitada na capital. Desde logo com a desistência de Benjamin Griveaux, candidato do Republique en Marche, devido a um escândalo sexual e uma substituição por Agnes Buzyn ao mesmo tempo que a pandemia da covid-19 chegava a França.

Esta substituição pela ministra da Saúde causou polémica junto do Governo e do partido que elegeu Macron, com a própria a pedir desculpa quando a pandemia ganhou grande dimensão no país.

De forma a fazer frente às restantes candidatas, Hidalgo optou por uma coligação com os Verdes na segunda volta, que tinham obtido 10,79% dos votos a 15 de março, na primeira volta.

Mesmo se a lista de Anne Hidalgo reuniu a preferência dos parisienses, é preciso agora que ela seja eleita pelos conselheiros municipais dos 20 bairros da capital.

Com mais de 50% dos votos, essa vitória é quase certa, mas a cidade tem 503 conselheiros municipais e tal como os resultados, eles vêm de diferentes listas. Este é um sistema particular à capital francesa.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório