Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 9º MÁX 17º

Serviços de saúde da capital do Equador sobrecarregados pela pandemia

Os serviços de saúde da capital do Equador estão sobrecarregados pelo afluxo de pacientes com covid-19, segundo um alerta do presidente da Câmara de Quito nas redes sociais.

Serviços de saúde da capital do Equador sobrecarregados pela pandemia
Notícias ao Minuto

16:45 - 28/06/20 por Lusa

Mundo Covid-19

"Os serviços de saúde não aguentam mais, teremos que tomar decisões difíceis da maneira como estão", escreveu Jorge Yunda, no sábado, através da rede social Twitter.

O autarca reclamou em particular que muitas pessoas não cumpriram as restrições impostas desde o início da pandemia, inclusive o recolher obrigatório durante oito horas.

"Infelizmente as pessoas não percebem o sério perigo que a capital enfrenta", continuou.

Com 54.500 casos de contaminação e mais de 4.400 mortes, o Equador (com 17,5 milhões de habitantes) é um dos países mais afetados na América Latina.

Em maio, as autoridades relaxaram as medidas de contenção, mas a capital registou um aumento de 62% nos casos de contaminação de 03 a 27 de junho, segundo as autoridades sanitárias.

O número de pessoas nos cuidados intensivos na capital aumentou de 57 para 250, segundo o Ministério da Saúde.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 498 mil mortos e infetou mais de 10 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório