Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Responsável máximo antidroga da Bulgária extorquia traficantes

O responsável máximo da luta contra o narcotráfico na Bulgária, Tsvetan Pankov, detido na sexta-feira e acusado de colaborar com o crime organizado, desde 2014 que extorquia e cobrava subornos aos traficantes de droga, revelou hoje a Procuradoria búlgara.

Responsável máximo antidroga da Bulgária extorquia traficantes
Notícias ao Minuto

15:10 - 28/06/20 por Lusa

Mundo Bulgária

Pankov, chefe do departamento antinarcóticos do Ministério do Interior, foi preso juntamente com mais três pessoas, duas delas polícias de altos cargos e um intermediário dos traficantes de drogas, anunciou hoje a porta-voz da Procuradoria Geral da República, Siyka Mileva.

A detenção aconteceu no momento em que Pankov recebeu um envelope com 10.000 lev (cerca de 5.000 euros), de alguém que tinha sido alvo de extorsão por oficiais graduados da polícia e que os denunciou ao Ministério Público.

Segundo a porta-voz, as autoridades facilitavam o trabalho de alguns narcotraficantes enquanto apanhavam o de outros grupos rivais, protegendo um canal de narcotráfico na Europa Ocidental.

Além disso, os detidos também extorquiram os seus protegidos, com um alto cargo simulando o início de uma investigação antidrogas e o outro oferecendo "ajuda" aos traficantes em troca de subornos.

"Eles mancharam a reputação do país, pois serviram como contacto com serviços estrangeiros de combate ao narcotráfico e são responsáveis por várias operações antidrogas malsucedidas, tanto na Bulgária quanto no exterior", acrescentou Mileva.

Desde a sua entrada na União Europeia em 2007, a Bulgária, ponto de passagem tradicional da rota da heroína da Turquia para a Europa Ocidental, passou a estar sob escrutínio de Bruxelas pelo seu limitado sucesso no combate à corrupção.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório