Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Dois soldados argelinos morrem devido a explosão de bomba caseira

Dois soldados argelinos morreram no sábado à noite na sequência da explosão de uma bomba caseira durante uma operação militar em Médéa, no norte da Argélia, anunciou hoje o Ministério da Defesa daquele país.

Dois soldados argelinos morrem devido a explosão de bomba caseira
Notícias ao Minuto

14:57 - 28/06/20 por Lusa

Mundo Argélia

Durante uma operação no município de Medéia, ao sul de Argel, e "após a explosão de uma bomba caseira, dois soldados caíram como mártires: o capitão Bensmaïl Fateh e o cabo-mor Khaldi Zakaria", refere o Governo argelino num comunicado de imprensa.

Referindo que as operações naquela área vão continuar, o Ministério da Defesa garantiu que "reforçou as medidas de segurança necessárias".

O exército argelino anuncia regularmente a prisão ou morte de islâmicos armados em diferentes regiões do país, tendo, em 2019, contabilizado a morte de 15 islâmicos armados e a detenção de 25 outros, enquanto 44 se renderam.

Nos últimos oito dias, segundo adiantou, foram mortos três soldados e quatro, desde o início do ano. Em 20 de junho, um cabo foi morto durante um confronto com "terroristas" em Ain Defla (centro) e no início de fevereiro um soldado foi morto num atentado com um carro-bomba, em Timiaouine, na fronteira com o Mali.

As autoridades argelinas usam a palavra "terrorista" para se referirem aos islâmicos armados que atuam no país desde o início dos anos 90.

Apesar da adoção, em 2005, de uma Carta para a Paz e Reconciliação, que deveria alterar o cenário da chamada "década negra" da guerra civil (1992-2002) - que causou a morte de cerca de 200.000 pessoas -, os grupos armados islâmicos continuam ativos especialmente no centro-leste do país, onde atacam frequentemente as forças de segurança.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório