Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Mississippi pode decidir remover símbolo da Confederação da bandeira

É o único estado cuja bandeira inclui o emblema da Confederação.

Mississippi pode decidir remover símbolo da Confederação da bandeira
Notícias ao Minuto

16:21 - 27/06/20 por Fábio Nunes

Mundo Racismo EUA

Os deputados do Mississippi podem votar favoravelmente a remoção do símbolo da Confederação da bandeira do estado este fim de semana, como dá conta a Associated Press. As críticas ao facto da bandeira do Mississippi exibir o símbolo da Confederação intensificaram-se nas últimas semanas na sequência dos protestos contra o racismo sistémico nos Estados Unidos e contra a violência policial, nomeadamente contra as minorias. 

Na manhã deste sábado várias pessoas estão a juntar-se em redor do Capitólio do Mississippi, na capital do estado, Jackson. Tanto pessoas que estão a favor da remoção do emblema da Confederação, como pessoas que se manifestam contra essa possibilidade. 

Karen Holt é uma das pessoas que pretende a alteração da atual bandeira, sugerindo que no lugar do símbolo da Confederação seja colocada uma magnólia, que tanto é a flor do estado como a árvore do estado do Mississippi. 

Mas para Dan Hartness a bandeira presta tributo aos que combateram na Guerra Civil. "Sendo um veterano, isso é importante para mim. Que se recordem das pessoas que combateram, independentemente de ter sido pelo lado certo ou pelo lado errado", disse. 

Os deputados podem decidir adotar uma nova bandeira sem o emblema da Confederação ou podem colocar a decisão nas mãos da população do Mississippi num referendo estatal. 

O Mississippi é o único estado no qual o símbolo da Confederação figura na bandeira. Algo que sucede desde 1894 por decisão de supremacistas brancos como resposta ao poder político que os negros ganharam após a Guerra Civil. 

No ano 2000, o Supremo Tribunal norte-americano considerou que a bandeira do Mississippi carecia de estatuto oficial. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório