Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Marcha em Berlim substitui grande desfile de orgulho gay cancelado

Cerca de 3.500 pessoas participaram hoje numa marcha, no centro de Berlim, para assinalar o Orgulho LGTB, cujo evento principal, marcado para 25 de julho, foi cancelado devido às medidas em vigor contra o coronavírus.

Marcha em Berlim substitui grande desfile de orgulho gay cancelado
Notícias ao Minuto

16:12 - 27/06/20 por Lusa

Mundo Orgulho Gay

A marcha LGTB (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgénero), que começou na Nollendorfplatz, onde se encontra uma placa com o triângulo rosa com que os nazis identificavam os homossexuais, percorreu grande parte do centro da cidade.

Segundo a polícia, as medidas de distanciamento social foram respeitadas, embora essas regras tenham sido, precisamente hoje, relaxadas em Berlim, deixando de haver limitações a contactos entre pessoas que não moram na mesma casa.

No entanto, a recomendação para manter uma distância de um metro e meio entre pessoas ainda se mantém em vigor e as grandes concentrações estão proibidas, não podendo exceder as 1.000 pessoas.

A marcha foi realizada sem carros alegóricos, música, dança nem apelos a concentrações e visou apenas protestar contra a discriminação de pessoas LGBT, segundo os organizadores.

A capital alemã também foi palco de outra manifestação, convocada contra o racismo, que reuniu cerca de mil pessoas na avenida 17 de junho, perto das Portão de Brandenburgo.

Neste caso, os manifestantes gritaram frases contra a violência e o racismo da polícia, como em eventos semelhantes realizados nas últimas semanas, quando a capital e outras cidades alemãs ecoaram protestos globais pela morte do afro-americano George Floyd causada por um polícia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório