Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

Último dos activistas estrangeiros amnistiados abandonou a Rússia

O último dos 26 activistas estrangeiros da Greenpeace amnistiados pelas autoridades russas, o polaco Tomasz Dziemianczuk, deixou hoje a Rússia, mais de 100 dias depois da detenção por um protesto no Árctico, anunciou a organização.

Último dos activistas estrangeiros amnistiados abandonou a Rússia
Notícias ao Minuto

14:38 - 29/12/13 por Lusa

Mundo Greenpeace

"O militante polaco Tomasz Dziemianczuk deixou a Rússia, é o 26.º e o último estrangeiro" dos 30 membros da tripulação de um navio da organização ecologista detidos em finais de setembro pela guarda costeira russa, afirmou a Greenpeace num comunicado.

"Isto marca o início de um novo capítulo na campanha para salvar o Ártico", acrescentou.

Os outros 25 ativistas estrangeiros deixaram o território russo entre quinta-feira e sábado, à medida que foram obtendo os vistos de saída.

"Estou muito feliz por voltar a casa", disse Dziemianczuk, 37 anos, citado no comunicado.

"Fomos para o norte para uma ação contra as companhias petrolíferas que fazem fila para lucrar com o derretimento dos gelos no Ártico" e "essa campanha está longe de ter acabado", acrescentou.

Os 30 membros da tripulação do navio Arctic Sunrise foram detidos no final de setembro após um protesto numa plataforma petrolífera no Ártico para denunciar os riscos da exploração de hidrocarbonetos naquele ecossistema particularmente frágil.

Inicialmente acusados de pirataria, crime passível de condenação a 15 anos de prisão, foram mais tarde "reacusados" de vandalismo, punível com sete anos de prisão.

Os 30 começaram por estar detidos em Murmansk e foram depois transferidos para São Petersburgo, tendo sido libertados sob caução em novembro e beneficiado, na semana passada, de uma amnistia aprovada pelo parlamento russo para assinalar os 20 anos da Constituição da Rússia.

O navio continua arrestado pelas autoridades russas em Murmansk.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório