Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Chefe da polícia emboscado por cartel no México sobrevive com três tiros

Omar García Harfuch está fora de perigo e, ainda no hospital, nomeou o cartel responsável pelo ataque, assegurando que continuará a trabalhar.

Notícias ao Minuto

22:59 - 26/06/20 por Anabela Sousa Dantas

Mundo México

Pelo menos três pessoas foram assassinadas esta sexta-feira de manhã, na Cidade do México, num ataque de um cartel de droga lançado contra o secretário de Estado da Segurança daquela cidade, que está hospitalizado. Os suspeitos disfarçaram-se de trabalhadores municipais e emboscaram o alvo na artéria mais movimentada da cidade, no bairro de Lomas de Chapultepec.

Omar García Harfuch, o chefe da polícia, de 37 anos de idade, estava a guiar para o trabalho, na Avenida Paseo de la Reforma, quando foi alvo de uma emboscada, pouco depois das 6h30 (hora local, 12h30 em Lisboa)). A troca de tiros entre os atacantes, a vítima e os seus guarda-costas durou cerca de quatro minutos.

O agente policial foi baleado três vezes - no joelho, no ombro e na clavícula - mas sobreviveu e está fora de perigo, ainda que hospitalizado.

Foi o próprio Omar García Harfuch que, a partir da cama do hospital, fez uma publicação nas redes sociais na qual atribuiu a autoria do ataque ao Cartel Jalisco Nueva Generación (CJNG), organização criminosa em ascenção no México.

"Esta manhã fomos covardemente atacados pelo CJNG, dois colegas e amigos meus perderam a vida, tenho três ferimentos de bala e vários estilhaços. A nossa nação tem que continuar a fazer frente a esta deliquência organizada. Continuaremos a trabalhar", escreveu.

A presidente da câmara da Cidade do México, Claudia Sheinbaum, indicou, citada pelo El País, que morreram três pessoas durante o ataque: dois guarda-costas do sexo masculino e uma transeunte do sexo feminino, que foi apanhada no fogo cruzado.

As imagens captadas no local, que pode ver acima, mostram alguns veículos pejados de buracos de bala e o pavimento cheio de cartuchos, assim como os familiares da transeunte que foi baleada mortalmente. Abaixo, pode ver imagens de videovigilância locais que retratam os acontecimentos, reunidas pelo El País.

A luta contra os cartéis gera grande violência na Cidade do México. A capital registou 115 homicídios no mês de maio, segundo dados da secretaria do Sistema Nacional de Segurança Pública.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório