Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

EUA e UE vão negociar para superar divergências sobre China

Os Estados Unidos e a União Europeia vão iniciar negociações para tentar superar as diferenças sobre o relacionamento com a China, que Washington diz esperar que resultem num reforço contra a "ameaça chinesa".

EUA e UE vão negociar para superar divergências sobre China
Notícias ao Minuto

18:11 - 25/06/20 por Lusa

Mundo Diplomacia

O chefe da diplomacia norte-americana, Mike Pompeo, anunciou hoje que aceitou uma proposta do seu homólogo europeu, Josep Borrell, que na semana passada sugeriu um "diálogo bilateral sobre a China".

Pompeo pediu à União Europeia, nos últimos dias, para subir o tom perante Pequim e para escolher claramente a "liberdade" em vez da "tirania".

"Espero poder ir à Europa, dentro de poucas semanas, para lançar esse diálogo", disse o secretário de Estado norte-americano, durante uma intervenção virtual numa conferência organizada pelo German Marshall Fund.

De acordo com Pompeo, o "novo mecanismo" deve permitir "discutir as preocupações sobre a ameaça que a China representa para o Ocidente e para os valores que partilhamos".

"Queremos que esse diálogo não seja um freio ou uma perda de energia, sem decisões. Queremos pelo contrário, que seja um catalisador para agir e que conduza a propostas de medidas que possamos tomar juntos", acrescentou Pompeo.

As já fortes tensões entre os Estados Unidos e a China, em plena guerra comercial, têm-se intensificado com acusações mútuas sobre a gestão da pandemia de covid-19 e sobre a forma como Pequim tem lidado com as manifestações de contestação no território semiautónomo de Hong Kong.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório