Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Agências espaciais com plataforma que mostra impacto do confinamento

As agências espaciais europeia, norte-americana e japonesa condensaram numa plataforma digital, hoje apresentada, dados de satélite que mostram o efeito do confinamento suscitado pela covid-19 na qualidade do ar e água e na atividade agrícola, portuária e aeroportuária.

Agências espaciais com plataforma que mostra impacto do confinamento
Notícias ao Minuto

17:52 - 25/06/20 por Lusa

Tech Covid-19

A plataforma "Earth Observation Dashboard -- Covid-19", disponível no endereço https://eodashboard.org, apresenta informação global, regional (para a Europa, Ásia e os Estados Unidos) e local (para 13 países, excluindo Portugal).

A informação disponibilizada agrupa-se em indicadores globais (densidade da população e gases com efeito de estufa), económicos (produtividade dos portos e aeroportos, atividade de construção e produção de bens ou iluminação noturna), agrícolas (área produtiva) e ambientais (qualidade do ar e água e gases com efeito de estufa).

A plataforma reúne dados de satélites de observação da Terra das agências espaciais europeia (ESA), norte-americana (NASA) e japonesa (JAXA).

O confinamento, adotado por muitos países para conter a propagação da pandemia da covid-19, levou, de acordo com esta ferramenta, a uma redução das emissões de dióxido de carbono na Ásia, Europa e nos Estados Unidos em resultado da paralisação da atividade industrial e da diminuição do tráfego dos transportes.

Na Alemanha, em particular no Estado de Brandeburgo, a área de cultivo de espargos caiu 20% a 30% durante os meses de março e abril.

Em Nova Deli e Mumbai, cidades altamente poluídas na Índia, os níveis de poluição do ar caíram 40% a 50% entre 25 de março e 20 de abril.

Além dos Estados Unidos, Índia e Alemanha, a lista de países para os quais a plataforma dispõe de dados inclui Bélgica, Croácia, França, Itália, Eslovénia, Espanha, Japão, China, Singapura e Bangladesh.

As três agências espaciais prometem, em diante, atualizar a plataforma com novas informações sobre os efeitos da covid-19 na Terra.

A pandemia da covid-19 já provocou quase 482 mil mortos e infetou mais de 9,45 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência noticiosa francesa AFP.

A covid-19 é uma doença respiratória infecciosa causada por um novo coronavírus (tipo de vírus) detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Em Portugal, morreram 1.549 pessoas das 40.415 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

As medidas para combater a pandemia paralisaram setores inteiros da economia mundial.

Depois de um período de confinamento generalizado, os países começaram a desconfinar, reabrindo faseadamente certas atividades.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório