Protestos do Black Lives Matter não geraram subida de casos nos EUA

Os investigadores salientam que, de uma forma geral, o respeito pelo distanciamento social aumentou na sequência dos protestos.

Notícia

© Getty Images

Notícias Ao Minuto
24/06/2020 19:46 ‧ 24/06/2020 por Notícias Ao Minuto

Mundo

Coronavírus

Um novo estudo sugere que os protestos do Black Lives Matter não causaram uma subida no número de casos de infeção pelo coronavírus nos Estados Unidos. O estudo, que foi publicado pelo National Bureau of Economic Research, recorreu a dados de manifestações que ocorreram em mais de 300 grandes cidades norte-americanas, e comprova que o número de contágios não aumentou nas semanas que se seguiram ao início dos protestos. 

Na realidade, os investigadores até realçaram que houve um reforço nas medidas de distanciamento social de uma forma geral, uma vez que muitas pessoas tentaram evitar os protestos e precaveram-se mais. 

Ainda assim o estudo admite que até pode ter havido um crescimento de casos de infeção entre as pessoas que participaram nos protestos, que começaram a decorrer após a morte de George Floyd. 

"As nossas conclusões sugerem que qualquer decréscimo no distanciamento social entre o subgrupo da população que participou nos protestos é mais do que compensado pelo aumento de comportamentos de distanciamento social entre outras pessoas, que optaram por ficar em casa e evitar espaços públicos enquanto decorriam os protestos", pode ler-se no relatório. 

Este estudo surge numa altura em que há um número crescente de testes positivos entre a faixa etária mais jovem da população norte-americana, principalmente nos estados que reabriram a atividade económica. 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas