Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Pelo menos 44 mineiros e 21 soldados morrem em confrontos no Chade

Pelo menos 65 pessoas, 44 mineiros de ouro e 21 soldados, morreram nas últimas horas em confrontos em Zouarké, cidade na província de Tibesti, no extremo norte do Chade, disseram hoje fontes da segurança à agência espanhola EFE.

Pelo menos 44 mineiros e 21 soldados morrem em confrontos no Chade
Notícias ao Minuto

16:51 - 21/06/20 por Lusa

Mundo Chade

Os confrontos começaram na tarde de sábado e continuaram hoje de manhã, após os garimpeiros terem disparado contra soldados chadianos que realizavam uma missão de vigilância, segundo fontes próximas do Estado-Maior.

"Trinta e três soldados em três veículos foram atacados ontem às 17h00 (mesma hora em Lisboa) por garimpeiros de ouro. As nossas forças tentaram resistir, mas face a um número esmagador retiraram", declarou à EFE um oficial do exército do Chade em Tibesti, que não quis ser identificado.

"Pedimos reforços e esperámos até à madrugada de hoje para lançar o assalto final", adiantou.

Nove soldados morreram no sábado e 12 hoje. Segundo a mesma fonte, 44 garimpeiros morreram e o seu equipamento foi completamente destruído.

A 13 de maio, pelo menos 27 garimpeiros foram mortos pelas forças de segurança no noroeste do Chade, na fronteira com a Líbia, após serem confundidos com 'jihadistas'.

A porosidade da fronteira com a Líbia torna o extremo norte do Chade uma zona instável, onde se encontram garimpeiros de ouro, grupos armados, traficantes e movimentos rebeldes hostis ao Presidente chadiano, Idriss Déby.

Há mais de um ano que o exército do Chade patrulha a problemática área, onde são recorrentes os confrontos entre garimpeiros e as forças de segurança.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório