Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Espanha reabre hoje fronteiras com alguns países do Espaço Schengen

Espanha reabre hoje as suas fronteiras alguns países do Espaço Schengen, mas com Portugal a reabertura será somente a 01 de julho, conforme estabelecido por Lisboa e Madrid.

Espanha reabre hoje fronteiras com alguns países do Espaço Schengen
Notícias ao Minuto

06:11 - 21/06/20 por Lusa

Mundo Covid-19

Na sexta-feira, fontes do Ministério das Relações Exteriores de Espanha disseram à agência EFE que decorriam negociações contrarrelógio sobre as condições de abertura das fronteiras, com vários países, incluindo Reino Unido e França, principais países de origem de turistas para Espanha.

Com o Reino Unido, designadamente, as mesmas fontes referiram que as negociações visavam decidir se deve ou não ser aplicada uma quarentena aos viajantes britânicos, em reciprocidade com a que Londres impõe aos viajantes espanhóis.

E com França as conversações assentavam na gestão do desfasamento da data de abertura das fronteiras.

Enquanto Espanha tinha previsto abrir as suas fronteiras às 00:00 de hoje (menos uma hora em Lisboa), França só o fará 24 horas mais tarde, segunda-feira, o que, segundo a fonte da EFE, não é considerado particularmente grave pelo Ministério das Relações Exteriores.

Espanha continua também a tentar levar a União Europeia a estabelecer critérios harmonizados e comuns para a abertura das fronteiras, mas se isso acabar por não acontecer, Madrid tomará uma decisão unilateral para estabelecer os seus próprios controlos com base no que está a ser testados no "programa-piloto" nas Ilhas Baleares com mil turistas alemães, acrescentaram as mesmas fontes.

Nesse caso, Espanha optou por estabelecer controlos de segurança sanitária na fronteira, como a medição da temperatura, a inspeção visual, a elaboração de base de dados com informações sobre cada visitante e o acompanhamento dos turistas por telefone.

A única fronteira interna da UE que não será aberta hoje é a que tem com Portugal, já que o Governo português não permitirá a livre circulação antes de 01 de julho, altura em que as barreiras fronteiriças serão levantadas numa cerimónia presidida pelo rei espanhol Felipe VI e pelo Presidente português Marcelo Rebelo de Sousa.

A maior parte dos países do mundo encerrou as suas fronteiras em março passado para limitar a propagação da pandemia de covid-19.

Mais de três meses depois, as barreiras à circulação de pessoas estão a ser levantadas a tempo de permitir que a viagem dos turistas, uma fonte de receitas muito importante que significa mais de 12% do PIB de Espanha.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório