Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Egito fará intervenção militar em caso de ataque a Sirte com apoio turco

O Presidente do Egito alertou hoje que uma tentativa de ataque de forças na Líbia apoiadas pela Turquia à cidade de Sirte passaria uma "linha vermelha" e desencadearia uma intervenção militar egípcia direta no conflito.

Egito fará intervenção militar em caso de ataque a Sirte com apoio turco
Notícias ao Minuto

20:01 - 20/06/20 por Lusa

Mundo Líbia

Num discurso transmitido pela televisão, Abdel Fatah al-Sissi disse que o Egito poderia intervir na vizinha Líbia para proteger a sua fronteira ocidental e criar estabilidade na Líbia, incluindo a criação de condições para um cessar-fogo neste país rico em petróleo.

O poder na Líbia, em caos desde a queda do regime de Muammar Kadhafi em 2011, é disputado pelo governo de acordo nacional (GAN, sediado em Trípoli e reconhecido pela ONU), que conta com ajuda da Turquia, e pelo homem forte do leste líbio, o marechal Khalifa Haftar, apoiado pela Rússia, Egito e Emirados Árabes Unidos.

O porta-voz da presidência turca, Ibrahim Kalin, disse hoje numa entrevista à agência France Presse que a instauração de um cessar-fogo duradouro na Líbia passa pela retirada da cidade estratégica de Sirte das forças de Haftar.

Haftar lançou em abril de 2019 uma ofensiva para ocupar Trípoli que já causou centenas de mortos e cerca de 200.000 deslocados.

Depois de terem recuperado no início de junho o controlo do conjunto do noroeste do país, com ajuda da Turquia, as forças do GAN estão a ser impedidas de avançar em direção a Sirte.

"Neste momento, o GAN considera, e nós apoiamo-lo, que todas as partes devem regressar às suas posições de 2015, quando foi assinado o acordo político de Skhirat (Marrocos), o que quer dizer que as forças de Haftar se devem retirar de Sirte e de al-Jufra", mais a sul, disse Kalin.

Sissi alertou que qualquer ataque a Sirte ou à base aérea em al-Jufra representará o cruzar de uma "linha vermelha".

"Vamos parar nesta [atual] linha de frente e iniciar negociações para alcançar uma solução política para a crise na Líbia", defendeu.

O Presidente egípcio falava durante uma visita a tropas estacionadas na base aérea Sidi Barrani, no oeste do país, ao longo da fronteira com a Líbia.

Sissi disse que o Egito está pronto para fornecer armas e treino para as tribos da Líbia "defenderem o seu país".

A representantes tribais que ouviam o seu discurso, o Presidente egípcio disse que, se o Egito intervir, as suas forças avançarão com os líderes tribais na vanguarda.

A tomada de Sirte poderia abrir caminho às milícias aliadas de Trípoli para avançarem ainda mais para leste e eventualmente assumirem o controlo de terminais e campos de petróleo, que tribos aliadas a Haftar encerraram no início do ano, cortando a principal fonte de receita da Líbia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório