Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

De São Tomé, Gualter Henrique pede ajuda para cadeira de rodas

Grupo paroquial de ação missionária lança iniciativa para ajudar homem de São Tomé a conseguir melhorar o seu dia a dia.

De São Tomé, Gualter Henrique pede ajuda para cadeira de rodas
Notícias ao Minuto

12:42 - 18/06/20 por Marina Gonçalves

Mundo São-Tomé

Gualter Henrique é natural de São Tomé e aos dois anos foi diagnosticado com uma doença que o impede de conseguir caminhar normalmente. Com uma infância marcada por muitas dificuldades, hoje apela à solidariedade de todos para o ajudar a conseguir uma cadeira de rodas para melhorar a sua vida. 

Uma história que foi 'apadrinhada' pelo grupo paroquial de acção missionária Casa Fiz do Mundo, projeto das paróquias de Carregosa, Chave e Vila Cova de Perrinho (Oliveira de Azeméis), que apoia o trabalho das irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição na cidade de Neves, em São Tomé e Príncipe.

O grupo missionário lançou uma iniciativa que visa ajudar Gualter Henrique. Na página de Facebook da instituição, foi partilhado um vídeo que conta a história do homem que sonha com uma vida melhor. 

"Nasci uma criança normal. Aos dois anos comecei a ficar doente. A minha mãe na altura dizia que era paralisia infantil. Não conseguia andar como devia. A minha mãe tinha de me carregar às costas", começa por recordar Gualter.

De seguida, explica que se juntou ao projeto das irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, onde aprendeu a desempenhar tarefas em diversas áreas, como na oficina de artesanato, carpintaria e marcenaria. "Fui crescendo e agora estou também a trabalhar na [área da] costura... Estou a aprender de tudo um pouco", destaca. "Levanto-me às 4h da madrugada e vou à pesca. Às 9h venho da pesca e vou trabalhar para a costura", continua. 

Gualter é casado e tem dois filhos. Neste momento, um dos seus maiores sonhos é conseguir uma cadeira de rodas "mais leve", uma vez que atualmente anda com uma de "madeira e ferro", "muito pesada". 

"Sinto-me feliz por estar com a minha mulher e os meus dois filhos. [...] Se tivesse uma cadeira de rodas mais leve, que me facilitasse a circulação, que me permitisse continuar a estudar, num lugar mais longe onde não consigo ir com esta cadeira tão pesada... Estou disposto a abraçar as oportunidades que a vida me dá", diz ainda no vídeo que pode ver abaixo. 

Como revelou o grupo 'Casa Fiz do Mundo', esta quarta- feira, 17 de junho, já conseguiram juntar 2.725 euros para comprar a referida cadeira de rodas, faltando ainda o montante no valor de 1.025 euros. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório