Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

EUA multam Copa Airlines por "transporte ilegal" de venezuelanos

Os Estados Unidos multaram na quarta-feira com 450.100 euros a companhia aérea do Panamá Copa Airlines por "transporte ilegal de passageiros" da Venezuela.

EUA multam Copa Airlines por "transporte ilegal" de venezuelanos
Notícias ao Minuto

06:20 - 18/06/20 por Lusa

Mundo Aviação

Em comunicado, o Departamento de Transportes dos Estados Unidos observou que pediu à Copa Airlines que "acabe e desista de violações semelhantes no futuro".

A nota detalha que a licença da Copa Airlines para operar voos de e para os Estados Unidos está condicionada ao não transporte de passageiros ou de mercadorias para ou de qualquer aeroporto da Venezuela.

O Departamento de Transportes dos Estados Unidos recorda uma ordem de 05 de maio de 2019 que proíbe as companhias aéreas norte-americanas e estrangeiras de transportar passageiros entre os Estados Unidos e a Venezuela.

Segundo uma investigação realizada pelo Departamento de Defesa do Consumidor da Aviação, a Copa Airlines vendeu mais de 5.000 bilhetes para voos entre os Estados Unidos e a Venezuela e transportou mais de 15.000 passageiros nesse itinerário durante quase um mês após a emissão da ordem.

"Com o transporte de passageiros entre os Estados Unidos e a Venezuela, a Copa violou as condições da sua autoridade para operar e realizar operações de passageiros de e para os Estados Unidos", refere o comunicado.

Os Estados Unidos e a Venezuela suspenderam as relações diplomáticas depois do governo de Donald Trump ter reconhecido, em janeiro de 2019, o líder da oposição Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório