Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Estados Unidos exortam Coreia do Norte a evitar atos "contraproducentes"

Os Estados Unidos exortaram hoje a Coreia do Norte a "abster-se de qualquer outra ação contraproducente", depois de Pyongyang ter destruído o escritório de ligação com a Coreia do Sul, um dos símbolos de diplomacia entre os dois países.

Estados Unidos exortam Coreia do Norte a evitar atos "contraproducentes"
Notícias ao Minuto

20:21 - 16/06/20 por Lusa

Mundo Coreia do Norte

Um porta-voz do departamento de Estado norte-americano disse ainda que Washington "apoia totalmente os esforços" de Seul a "favor das relações intercoreanas".

A Coreia do Norte fez explodir hoje o escritório de ligação com a Coreia do Sul em Kaesong, uma cidade perto da fronteira, aumentando a tensão na península coreana, revelou o Ministério da Unificação em Seul.

Fotos da Agência de Notícias Yonhap, sul-coreana, mostraram fumo a sair do que parece ser um complexo de edifícios e a agência revelou que a área fazia parte de um parque industrial agora fechado, onde ficava o escritório de ligação.

A Coreia do Norte já tinha ameaçado demolir o escritório à medida que intensificava a sua retórica sobre o fracasso de Seul em impedir que ativistas usassem panfletos de propaganda através da fronteira.

Alguns especialistas dizem que a Coreia do Norte está a manifestar a sua frustração porque Seul não pode retomar os projetos económicos conjuntos devido a sanções lideradas pelos EUA.

Em 2018, as Coreias abriram o seu primeiro escritório de contacto em Kaesong, para facilitar uma melhor comunicação e as trocas desde a sua divisão, no final da Segunda Guerra Mundial, em 1945.

Quando o escritório foi aberto, as relações entre as Coreias floresceram depois de a Coreia do Norte ter iniciado negociações sobre o seu programa de armas nucleares.

Entretanto, as forças armadas da Coreia do Norte ameaçaram voltar às zonas desmilitarizadas sob acordos de paz entre as Coreias.

Embora não tenha sido imediatamente claro quais as ações que os militares da Coreia do Norte poderiam tomar contra o Sul, o Norte ameaçou abandonar um acordo militar bilateral alcançado em 2018 para reduzir as tensões na fronteira.

As relações entre as Coreias começaram a ficar tensas desde o colapso de uma segunda cimeira entre o líder norte-coreano Kim Jong un e o presidente Donald Trump, no Vietname, no início de 2019.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório