Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Espanha com 70 novas infeções e sem novas mortes há mais de uma semana

Autoridades de Saúde espanholas não registam nenhuma morte associada à Covid-19 nas últimas 24 horas, algo que acontece pelo nono dia consecutivo. O número de novos casos de infeção volta a subir, agora para 76 no último dia.

Espanha com 70 novas infeções e sem novas mortes há mais de uma semana

O Ministério da Saúde espanhol continua, esta terça-feira, sem reportar novas mortes associadas à Covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se o balanço de óbitos nos 27.136, número que se mantém inalterado desde dia 7 de junho (quando aumentou em uma morte). A tutela explica que o número de óbitos acumulado nos últimos sete dias é de 25.

O número de novos casos de infeção volta a subir, sendo hoje reportados mais 76 casos (na segunda-feira foram 40 e no domingo 48). O número total de casos de pessoas com diagnóstico positivo confirmado pelo teste PCR é agora de 244.328 desde o início da pandemia em Espanha.

Os dados diários indicam ainda que já passaram pelos hospitais 124.683 pessoas com Covid-19, tendo dado entrada na última semana 86.

A região que registou mais casos de infeção desde ontem foi Madrid, com 42 novos casos, seguida pela Catalunha, com 14, e pelas Ilhas Baleares, com três casos.

Recorde-se que o número total de mortes e de casos de infeção devido ao novo coronavírus em Espanha tem sofrido ajustes diários, fazendo com que os registos das últimas 24 horas nem sempre batam certo com os números totais. Segundo o Ministério da Saúde, a correção tem a ver com uma alteração da validação feita pelas comunidades autónomas espanholas (para corrigir séries e eliminar duplicações).

A maior revisão aconteceu a 25 de maio, quando foram retiradas quase 2 mil mortes ao valor acumulado.

Há mais de uma semana que o relatório diário com a atualização da situação epidemiológico no país avisa que "está a ser efetuada uma validação dos casos dos falecidos que permitirá a correção das séries históricas que serão atualizadas semanalmente".

O estado emergência em vigor desde 15 de março vai terminar à meia-noite de sábado 20 de junho, altura em que também acabam os impedimentos à circulação de pessoas dentro do território espanhol.

A Espanha anunciou no domingo que antecipava para 21 de junho a abertura de fronteiras com todos os países do Espaço Schengen, mas que mantinha para 1 de julho a previsão de reabertura com Portugal, a pedido de Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório