Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Após dois dias com registos baixos, Reino Unido reporta 233 óbitos em 24h

Um total de 41.969 pessoas infetadas morreram no Reino Unido após terem feito um teste de diagnóstico, com 233 óbitos a terem lugar nas últimas 24 horas, anunciou hoje o ministério da Saúde britânico.

Após dois dias com registos baixos, Reino Unido reporta 233 óbitos em 24h
Notícias ao Minuto

15:25 - 16/06/20 por Anabela Sousa Dantas com Lusa

Mundo Covid-19

O Reino Unido registou mais 233 mortes de pessoas infetadas pelo novo coronavírus, aumentando para 41.969 o total de óbitos associados à Covid-19, informaram esta terça-feira as autoridades de Saúde britânicas. Este registo diário é bastante superior ao dos últimos dois dias (38 na segunda-feira e 36 no domingo), algo que poderá ser explicado pela dificuldade em reunir a informação necessária ao fim de semana.

Em comparação com a segunda-feira, em que foram registadas 41.736 mortes acumuladas, verifica-se hoje uma taxa de variação de 0,56%.

Nas últimas 24 horas, foram identificadas mais 1.279 pessoas com diagnóstico positivo, também uma subida em relação à véspera (1.056). Até ao momento, 298.136 pessoas obtiveram diagnóstico positivo no conjunto da região - Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales.

Ainda no último dia, foram levados a cabo 113.107 testes para detetar a doença, registando-se um total de mais de 6,9 milhões de amostras até agora naquele país desde o início da pandemia.

Além do balanço oficial do Governo, o instituto de estatísticas britânico ONS indicou hoje que o número total de mortes atribuídas ao coronavírus no Reino Unido atingiu quase 52.000 na semana que termina em 5 de junho.

Este valor é mais alto do que o balanço diário do Governo porque usa como fonte as certidões de óbito, que podem levar algumas semanas para serem emitidas e que incluem os casos suspeitos e não apenas os casos confirmados por teste.

ONS também disse que o excesso de mortalidade está estimado em 64.500 mortes desde o início de março

O excesso de mortalidade é a diferença entre a média dos últimos cinco anos e o total de óbitos registados durante durante o período da pandemia covid-19, incluindo mortes não diretamente causadas pelo coronavírus, mas que possam ter resultado da crise, como a falta de assistência médica.

Este é considerado o melhor indicador do impacto do vírus, pois fornece uma visão ao longo de períodos históricos e inclui a mortalidade por todas as causas.

Sublinhe-se que o Reino Unido vai iniciar esta semana testes clínicos em humanos para uma vacina contra a Covid-19 numa abordagem inovadora desenvolvida por cientistas da universidade britânica Imperial College London, com o objetivo de ter um produto final em 2021.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório