Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

AO MINUTO: Mais 1.282 mortes no Brasil. OMS: Dexametasona é um "avanço"

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Mais 1.282 mortes no Brasil. OMS: Dexametasona é um "avanço"

Portugal anunciou esta terça-feira um total 1.522 mortes relacionadas com a Covid-19, mais duas do que na segunda-feira, e 37.336 casos de infeção confirmados, mais 300 do que na véspera, segundo a Direção-Geral da Saúde. Em comparação com os dados de segunda-feira, em que se registavam 1.520 mortes, hoje constatou-se um aumento de óbitos de 0,13%.

A região Norte continua a ser a mais afetada pelo novo coronavírus, sendo que regista 17.141 infetados. Já a região de Lisboa e Vale do Tejo, que tem sido recentemente mais atingida com novos casos, regista um total de 15.364 (mais 236 do que ontem).

pandemia do novo coronavírus já matou 438.250 pessoas e ultrapassou os oito milhões de infetados em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - O registo de hoje termina por aqui, será retomado na manhã de quarta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: [email protected]

23h59 - Os números globais da pandemia, às 23h59 desta terça-feira:

  • 8,241,642 casos de infeção, dos quais;
  • 4,298,104 estão recuperados (52%);
  • 3,498,648 são casos ativos (42%), dos quais 54,543 estão em estado grave (2%);
  • 444,890 morreram (5%).

Estes dados foram retirados daqui, um mapa global com atualizações automáticas. Aqui pode confirmar os dados disponibilizados hoje pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças Transmissíveis (ECDC), mas estes não incluem os números avançados pelos diversos países ao longo do dia.

23h49 OMS considera que utilização de dexametasona é um "avanço científico". A Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou hoje que a utilização de dexametasona, medicamento da família dos esteroides, que reduziu significativamente a mortalidade em pacientes seriamente afetados pelo novo coronavírus é um "avanço científico" na luta contra a pandemia.

"São boas notícias e congratulo o Governo britânico, a Universidade de Oxford e os muitos hospitais e pacientes no Reino Unido que contribuíram para este avanço científico que salvou vidas", disse o diretor-geral da OMSTedros Adhanom Ghebreyesus.

23h20Dexametasona já estava a ser usada para o tratamento da Covid em Portugal. Contudo, é sempre requerida autorização ao Infarmed para a administração do fármaco em pessoas infetadas com o novo coronavírus, de acordo com a SIC Notícias.

22h57 - Atualização no Brasil. Autoridades de Saúde brasileiras contabilizam esta terça-feira mais 1.282 mortes e 34.918 casos de infeção, um recorde de casos diários desde o início da pandemia no país.

22h27 Pandemia agudizou situações de violência doméstica pré-existentes. A pandemia de Covid-19 agudizou casos de violência doméstica pré-existentes e à Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica chegaram nas últimas semanas o dobro dos pedidos de ajuda em comparação com o período de confinamento.

21h14 - Atualização a nível global. A pandemia do novo coronavírus já matou 438.250 pessoas e ultrapassou os oito milhões de infetados em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP.

21h02 MAI avança que 44 associações de bombeiros pediram apoios. "Tivemos mecanismos de emergência para os quais já ocorreram 44 associações humanitárias, a maior parte das quais recorreu ao mecanismo de apoio a tempo reembolsável a dois anos", disse Eduardo Cabrita aos deputados da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

20h42 - Super Bock Group vai despedir trabalhadores. O Super Bock Group decidiu reduzir a sua força de trabalho em 10%, devido ao impacto da pandemia de covid-19, anunciou hoje a empresa em comunicado sem concretizar o número.

20h41SARS-CoV-2 infeta células tumorais? Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde vão estudar tecidos tumorais de doentes com Covid-19 que foram operados durante o surto pandémico, para perceber se o novo coronavírus infeta as células tumorais e muda o seu comportamento.

20h38 Testes serológicos mostram que poderá haver mais mil casos em Cascais. A Câmara Municipal de Cascais começou, no dia 21 de maio, a disponibilizar testes serológicos gratuitos à Covid-19 a todos os habitantes do concelho.

20h37 - Vinte e sete idosos e seis funcionários do lar da Misericórdia de Aljubarrota, em Alcobaça, testaram positivo para a covid-19, estando ainda por conhecer o resultado de mais meia centena de testes, informou a câmara.

19h41 - Atualização em França. Foram esta terça-feira reportadas mais 111 mortes em França, sendo que o número total é agora de 29.547. Destes, 38 ocorreram em meio hospitalar e os restantes 73 dizem respeito a uma atualização dos números nos lares e centros sociais.

19h10 - Máscara insegura. Deco Proteste revelou, na segunda-feira, que as máscaras de proteção individual contra a Covid-19 'Mei Shu Hu KN 95' são "inseguras". A organização de defesa do consumidor recomenda que todos os que já adquiriam a máscara não a utilizem e que peçam a devolução do valor da mesma na loja onde foi comprada. 

Notícias ao MinutoMáscara em causa© Deco Proteste/João Ribeiro

19h07 - Teletrabalho em Portugal. Mais de metade (54%) dos inquiridos num estudo sobre teletrabalho do Barómetro Covid-19 disseram que estão satisfeitos com a situação, mas apenas 37% manifestaram satisfação em relação ao equilíbrio entre o trabalho à distância e a vida pessoal.

19h05 - Atualização em São Tomé e Príncipe. São Tomé e Príncipe registou hoje 10 casos positivos de Covid-19, com base em 24 testes rápidos realizados, elevando o total do país para 671, anunciou fonte do Ministério da Saúde.

18h25 - França. O fim da pandemia da Covid-19 em França não trouxe descanso para os profissionais de saúde em França que hoje se mobilizaram um pouco por todo o país para reclamar melhores condições de trabalho, mais meios e melhores salários.

18h24 - Alemanha. As autoridades de Berlim colocaram hoje em quarentena 369 famílias, depois de dezenas de pessoas terem testado positivo para o novo coronavírus. As autoridades do distrito de Neukoelln, sul da capital alemã, disseram que o surto envolveu casas em sete locais diferentes e, em alguns casos, com 10 pessoas a viverem juntas.

18h22 - Sete idosos morreram em lar de Sintra. Um lar privado em Rio de Mouro, concelho de Sintra, onde foram identificados em maio 60 casos de infeção por Covid-19, regista a morte de sete utentes, 28 doentes recuperados e 12 casos positivos, segundo a Segurança Social.

18h19 - Dexametasona aprovada no Reino Unido. Os serviços de saúde britânicos (NHS) anunciam que vão começar a usar a dexametasona, droga da família dos esteroides, para combater a Covid-19. O medicamento, sublinhe-se, reduz em um terço o risco de morte para os doentes em estado grave e em um quinto para os pacientes que estão apenas a receber oxigénio.

18h18 - "Heróis". A Câmara de Guimarães vai atribuir medalhas de Mérito Municipal Humanitário aos cidadãos que se revelaram "decisivos" para o combate, no concelho, ao surto pandémico provocado pelo novo coronavírus, anunciou hoje o município.

18h17 - Ana Mendes Godinho. A ministra do Trabalho disse hoje que o novo apoio de 438,81 euros para trabalhadores sem proteção social estará disponível em julho, tendo como contrapartida a inscrição na Segurança Social "independentemente do tipo de vínculo".

18h16 - Novo surto na China. A cidade de Pequim vai voltar a encerrar todas as suas escolas e universidades, anunciaram hoje as autoridades locais, após um recrudescimento dos casos do novo coronavírus na capital chinesa.

17h34 - As últimas notícias relacionadas com a pandemia, a nível local:

  • A comissão de festas da Senhora d'Agonia vai disponibilizar nas ruas de Viana do Castelo conteúdos com os principais números da romaria, que este ano não se realiza devido à Covid-19, para que "possam ser sentidos" pela população;
  • O responsável máximo pela Saúde no distrito de Bragança, Carlos Vaz, expressou hoje preocupação com os casos importados na situação sanitária da região, embora garanta que os hospitais estão mais preparados para uma eventual segunda vaga de Covid-19;
  • O governo dos Açores anunciou hoje duas medidas que visam, "num contexto de retoma da economia" com a pandemia de Covid-19, agilizar iniciativas de estágio e inserção socioprofissional, para enfrentar "situações de encerramento e redução da atividade empresarial";
  • O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), que agrega duas maternidades, divulgou hoje os procedimentos para os acompanhantes de grávidas durante o parto, garantindo segurança em relação à Covid-19;
  • A Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa (ERT-RL) vai disponibilizar vários pacotes de experiências a preços mais reduzidos para dinamizar o mercado interno e atrair turistas residentes em Portugal e na capital, foi hoje anunciado.

17h16 - Atualização em Itália. O país registou esta terça-feira mais 34 mortes associadas ao novo coronavírus. O número de infeções diárias reportadas é de 210, uma descida em relação a segunda-feira.

16h43 - DGS avisa sobre cuidados nos teatros e nos museus. Estas recomendações aplicam-se também a livrarias ou salas de espetáculos.

16h41 - Web Summit em Lisboa. O fundador da Web Summit, Paddy Cosgrave, anunciou, esta terça-feira, no Twitter, que a edição deste ano da cimeira de tecnologia vai mesmo em frente em Lisboa, não detalhando, porém, os moldes em que a mesma se irá realizar. 

16h31 - Dexametasona aprovada no Reino Unido. Ministro da Saúde britânico anunciou esta terça-feira que a dexametasona irá ser incluída no tratamento do NHS [sistema de saúde britânico] esta tarde. O medicamento, de acordo com os investigadores, reduz o risco de morte para os doentes que estão ligados a ventiladores em um terço e em um quinto para os pacientes que estão apenas a receber oxigénio.

16h10 - Atualização em Espanha. Autoridades de Saúde espanholas não registam nenhuma morte associada à Covid-19 nas últimas 24 horas, algo que acontece pelo nono dia consecutivo. O número de novos casos de infeção volta a subir, agora para 76 no último dia.

15h46 - A ministra do Trabalho e da Segurança Social, Ana Mendes Godinho, adiantou, esta terça-feira, no Parlamento, que o Governo já pagou 778 milhões de euros em apoios excecionais criados em resposta ao novo coronavírus. No âmbito do lay-off simplificado foram pagos, até ao momento, apoios no montante global de 580 milhões de euros. 

15h38 - Atualização no Reino Unido. Um total de 41.969 pessoas infetadas morreram no Reino Unido após terem feito um teste de diagnóstico, com 233 óbitos a terem lugar nas últimas 24 horas, anunciou hoje o ministério da Saúde britânico.

15h12 - Vacina inovadora no Reino Unido. Uma vacina contra a Covid-19 com uma abordagem inovadora desenvolvida por cientistas da universidade britânica Imperial College London vai iniciar esta semana testes clínicos em humanos com o objetivo de ter um produto final em 2021, anunciou a instituição. 

15h11"Portugal foi um dos países que mais testou por milhão de habitantes". O primeiro-ministro defende, em declarações à CNN, que Portugal é um destino seguro para os turistas, alegando que foi um dos países europeus que mais testes realizou e que apresenta melhores indicadores no controlo da covid-19.

15h10 - Se chegou agora aqui, deixamos abaixo uma relação das notícias mais importantes da manhã desta terça-feira:

  • Lagos. As autoridades registaram, até agora, nove casos positivos de Covid-19 relacionados com uma festa ilegal que reuniu um número indeterminado de pessoas em Lagos, disse hoje à Lusa fonte da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve.
  • Liga dos Campeões. A Direção-Geral da Saúde assegurou hoje "todas as condições" para Portugal receber a fase final da edição de 2019/20 da Liga dos Campeões de futebol.
  • João Leão. O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, afirmou, esta terça-feira, na Comissão de Orçamento e Finanças, "não há nenhum aumento de impostos" no Orçamento Suplementar, documento que está a ser tema de debate naquela que é sua primeira 'prova' na Assembleia da República enquanto governante. 
  • Pequim. A situação epidémica em Pequim é "extremamente grave", admitiu hoje um porta-voz da capital chinesa, depois de terem sido detetados mais de cem casos de infeção, quando parecia que o país já tinha conseguido conter o vírus.
  • Situação em Portugal. O país contabiliza um total de 1.522 vítimas mortais e de 37.336 infetados.

15h00 - Iniciámos um novo registo. Pode clicar aqui para verificar as incidências da manhã.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório