Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Macedónia do Norte em estado de emergência um mês antes de eleições

O Presidente da Macedónia do Norte declarou o estado de emergência por oito dias como medida de contenção contra a pandemia de covid-19, um mês antes das eleições gerais marcadas para 15 de julho.

Macedónia do Norte em estado de emergência um mês antes de eleições
Notícias ao Minuto

14:00 - 16/06/20 por Lusa

Mundo Covid-19

O Presidente, Stevo Pendarovski, emitiu o decreto na segunda-feira à noite com efeitos imediatos.

De acordo com o gabinete do chefe de Estado, a decisão vai permitir que as autoridades preparem os organismos da saúde pública durante o processo eleitoral: campanha e dia das eleições. 

Inicialmente, as eleições estiveram agendadas para abril, mas foram desmarcadas logo após ter sido detetado o primeiro caso de covid-19 no país, em fevereiro.

Até ao fim de semana, Zoran Zaev, o líder do Partido Social Democrata, no governo, e os conservadores, na oposição, não tinham conseguido alcançar um acordo sobre a data das eleições gerais, apesar das inúmeras reuniões. 

Zaev conseguiu um acordo com o dirigente da oposição Hristijan Mickoski e líder do partido conservador (VMRO DPMNE) durante a noite de segunda-feira.

O país dos Balcãs enfrenta neste momento um aumento do número de casos de infeção, apesar das restrições impostas pelo confinamento que foram desagravadas durante o mês de maio.

A Macedónia do Norte regista no total 193 mortos de covid-19 e 4.157 casos de contágio, de acordo com o governo.

"Estas eleições vão ser diferentes no sentido em que a campanha não vai ser do mesmo tipo a que estamos habituados", disse um porta-voz do governo.

O porta-voz acrescentou que os cidadãos devem envolver-se nos atos de campanha de forma disciplinada e no cumprimento das recomendações das autoridades sanitárias.

Parte da classe política da Macedónia do Norte esteve envolvida, nos últimos anos, em sucessivos escândalos e alegações de corrupção.

A situação política do país ficou também marcada pelas tensões diplomáticas com a Grécia por causa do nome do país, visto que no território grego existe a província da Macedónia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório