Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Londres. Antirracista salva contramanifestante da multidão em fúria

"Uma imagem poderosa", descreve a imprensa. Momento aconteceu durante os confrontos entre manifestantes do 'Black Lives Matter' e contramanifestantes, que saíram à rua no mesmo dia.

Notícias ao Minuto

15:12 - 14/06/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Reino Unido

O fotógrafo Dylan Martinez captou, este sábado, em Londres, o momento em que um homem negro, presente na manifestação do movimento 'Black Lives Matter', carrega aos ombros um homem branco, ferido, que ali estava para fazer frente ao seu protesto, como parte de um dos grupos de contraprotesto que saíram à rua no mesmo dia, onde estavam elementos de extrema-direita.

"Uma imagem poderosa", diz alguma imprensa. Pode ver as imagens do momento acima, captadas pelo fotógrafo para a agência Reuters, e que têm estado a circular nas redes sociais.

contramanifestante estava a ser agredido por várias pessoas, quando o ativista o recolheu para o entregar em segurança às autoridades. O mesmo aconteceu com outros contramanifestantes, que acabaram por ter de ser protegidos pelas autoridades.

Era algo que a polícia britânica temia e acabou por acontecer. Durante a manifestação do movimento Black Lives Matter de sábado, em Londres, centenas de contramanifestantes saíram às ruas. Mais de 100 pessoas acabaram por ser detidas depois de terem estalado confrontos entre a polícia, manifestantes e contramanifestantes.

Os contramanifestantes, a maior parte homens brancos de meia idade, afirmavam que estavam ali para "proteger" as estátuas, depois de terem sido feitos apelos para algumas serem removidas, por causa do seu passado colonial.

Porém, acabaram por se envolver em confrontos com a polícia britânica, junto ao parlamento, em Londres, durante as manifestações contra o racismo, segundo as autoridades. 

Com os braços erguidos e gritando "Inglaterra", os ativistas da extrema-direita atiraram garrafas, latas e pontapearam os agentes, enquanto a Polícia Metropolitana de Londres está a investigar um homem que urinou numa placa dedicada ao polícia Keith Palmer, que morreu no atentado terrorista de 2017 no Parlamento de Westminster.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório